A cabala, uma antiga tradição mística judaica, explora as interações entre o ser humano e a natureza para promover a evolução espiritual, utilizando numerologia e símbolos como a Árvore da Vida. Para quem se interessa por arte esotérica, a Tatuagem Arte oferece inspirações únicas que incorporam esses significados profundos.
Conhecida como kabbalah, kabala ou kabalah, a cabala é uma antiga tradição mística judaica. Esta ciência oculta e esotérica complexa foca nas interações entre o ser humano e a natureza.
O seu principal objetivo é promover a evolução espiritual, sendo de grande importância para quem pratica a meditação. Através da numerologia, diagramas e símbolos, os cabalistas investigam os significados ocultos no livro sagrado do judaísmo, a Tora.
Árvore da Vida
A Árvore da Vida, também chamada Árvore Sefirótica, é um dos símbolos judaicos na cabala. Ela representa os Sefirots, entidades criadoras do universo.
Este diagrama apresenta dez esferas que simbolizam as dez fases e mundos da cabala, que são:
- Reino (Malchut)
- Fundação (Yesod)
- Majestade (Hod)
- Resistência (Netzach)
- Compaixão (Tiferet)
- Amor (Chesed)
- Poder (Gevurah)
- Sabedoria (Chochmah)
- Inteligência (Binah)
- Coroa (Keter)
Ela se assemelha a uma árvore invertida, onde suas raízes apontam para o céu, enquanto seus ramos se situam na terra.
Este símbolo cósmico da cabala enfatiza a evolução espiritual. À medida que as raízes buscam o sustento espiritual dos céus, disseminam a sabedoria divina na terra.
Tríade Hebraica
A tríade hebraica dentro da cabala, simbolizada pela letra “Shin”, representa os três primeiros Sefirot. Este símbolo, constituído por uma esfera com três pequenas bolas dentro de um triângulo, apresenta a coroa no centro, a mãe à direita, e o pai à esquerda.
Mundos da Cabala
Os quatro mundos da cabala retratam as etapas do processo de criação, a saber:
- Atziluth: esfera das emanações e do princípio
- Beriah: esfera da criação
- Yetsirah: esfera angelical e da formação
- Assiah: esfera da matéria e da ação
Ein Sof
O Ein Sof, símbolo da luz divina, é ilustrado por um círculo que representa o atributo infinito de Deus. Segundo os cabalistas, este atributo existia antes da criação.
Leia Símbolos judaicos.
Descubra mais sobre a rica simbologia das tatuagens visitando nossa categoria dedicada. Navegue por uma coleção inspiradora em Símbolos e amplie seus horizontes.