Os anéis são símbolos poderosos, capazes de representar união e eternidade, mas também escravidão e isolamento. Desde tempos pré-históricos, eles têm sido usados para expressar poder, riqueza e identidade. Descubra mais sobre o simbolismo dos anéis e outros ícones culturais em Tatuagemarte.
O anel é um símbolo com ambivalência, pois em seu aspectopositivo pode significar a união ou a ligação, seja entre casais (como o anel nupcial) ou entre amigos.
Por outro lado, quando pensamos no seu aspecto negativo, ele simboliza a escravidão (relação senhor-escravo), uma vez que tanto une quanto isola.
Simbologias e Significados do Anel
Durante os tempos pré-históricos, os homens passaram a usar objetos com finalidades decorativas, de adorno, de poder, de riqueza e de identidade. Pedras, ossos, conchas e várias joias sempre integraram o desenvolvimento das culturas.
Anéis, por exemplo, possuem um valor sacramental, significando a “expressão de um voto”, e sua forma circular sugere o infinito, algo que não tem começo nem fim.
Dentro do Cristianismo, representam a união fiel e abençoada dos cônjuges. No esoterismo, por sua vez, o anel é visto como possuidor de poderes mágicos, protegendo locais, pessoas e tesouros.
O símbolo do anel aparece também em histórias, contos, lendas e canções e, além de muitas vezes representar a união, pode simbolizar poder, sabedoria, sorte, proteção ou reconhecimento.
Confira também Símbolos de União.
Por isso, a tradição da troca de alianças (anel nupcial) no casamento é destacada como um símbolo de eternidade, cumplicidade e amor.
Dessa forma, quando um homem presenteia uma mulher com um anel, simbolicamente, ele está expressando seu amor, ainda que inconscientemente. Seu desejo é ligar-se a ela, não por um amor passageiro, mas por uma conexão através do Self, uma aliança que simboliza a conjunctio, a união dos opostos.
É a percepção que se tem do anel que determinará se ele é visto como símbolo de um grilhão ou de uma união verdadeira.
Uma pessoa pode estar presa por alguma influência negativa, sob um estado de fascinação que a escraviza devido a um complexo emocional inconsciente.
Nesse contexto, a união conjugal sugere uma relação sutil que pode se transformar numa conexão de “senhor-escravo”, simbolizando tanto poder quanto isolamento.
Anel do Amor
Durante o século XIX, o anel do amor, em formato de coração e envolto por mãos, era amplamente utilizado para simbolizar a união de amantes.
Anel com Sinete
O anel com sinete, um símbolo de poder, era usado no dedo mindinho por membros da realeza e nobres para representar autoridade. Esses anéis geralmente possuíam desenhos de armas ou brasões de família.
Conheça os Símbolos da Família.
Anel de Nariz
Na Índia, os brincos nasais são usados por mulheres tanto como ornamentação quanto para simbolizar seu estado conjugal. Esse costume, realizado pelas jovens hindus antes do casamento, é um Puja (ato de veneração) em homenagem à Deusa Parvati, buscando vida longa, saúde e prosperidade ao casal.
Anel de Pescoço
As grandes argolas douradas no pescoço são usadas pelas mulheres da cultura indígena Padaung na Tailândia, pois são consideradas possuidoras de propriedades mágicas e protetoras. Além de simbolizar proteção, seu uso tem a finalidade de adquirir a beleza e elegância dos gansos.
Ver simbologia de Laço.
Para saber mais sobre significados interessantes, não perca a oportunidade de visitar a nossa coleção em Símbolos. Explore e descubra novos horizontes!