No universo dos símbolos, a arca emerge como um poderoso emblema de renovação e transformação, presente em mitos e tradições religiosas, como a Arca da Aliança e a Arca de Noé. Explorando seu significado profundo, ela representa a morada divina e a aliança entre o sagrado e a humanidade. Descubra mais sobre este fascinante símbolo em tatuagemarte.com e mergulhe nos significados que podem inspirar suas próximas tatuagens.
A arca é um emblema de renovação, proteção, destino, renascimento, transformação, divindade e tesouro.
Representando o feminino, a arca está ligada ao seio materno e associada ao vaso alquímico, simbolizando o recipiente onde ocorre a transmutação dos metais na alquimia.
É típico encontrar nos mitos heróicos a imagem de uma jornada na qual os protagonistas são colocados em uma arca, a qual os conduz a seu próprio destino. Em seguida, eles passam por um processo simbólico de renascimento.
Arca da Aliança
Um símbolo importante da fé judaica é a Arca da Aliança, que guardava as tábuas da lei, a vara de Aarão e um vaso contendo maná.
Os hebreus, crendo que a arca representava a proteção divina, a levavam em suas aventuras.
Arca de Noé
Dentro da tradição Cristã, a arca é um dos símbolos mais significativos, pois ela representa tanto o divino quanto a igreja, revelando a presença de Deus.
Com a história bíblica da Arca de Noé, é simbolizada a renovação porque sobre as águas do dilúvio, Noé carrega em sua arca todos os elementos necessários para a restauração cíclica da vida, assegurando o futuro da raça humana.
Sendo assim, a arca tornou-se um símbolo da morada divina e da aliança entre a entidade superior e a humanidade.
Veja também Cofre e Símbolos Judaicos.
Venha explorar nossa incrível coleção e descubra mais sobre este fascinante universo em Símbolos. Mergulhe no significado por trás dos desenhos e inspire-se.