Os hipopótamos, com sua simbologia rica e dual, evocam tanto fertilidade quanto destruição nas culturas antigas. Enquanto a fêmea é vista como protetora e símbolo de renascimento, o macho é associado a forças caóticas. Para explorar mais sobre simbolismos e sua representação na arte corporal, visite Tatuagem Arte.

A simbologia do hipopótamo abrange tanto aspectos positivos quanto negativos. Essa dualidade é derivada da sua natureza agressiva, onde o comportamento protetor da fêmea em relação à sua prole serve como justificativa.
Quanto ao hipopótamo macho, este é associado a forças destrutivas, pois ele pode devastar as plantações. Por isso, no Egito, ele foi dedicado a Seth, o deus do caos, da desordem e da violência.
Na Bíblia, esse animal é descrito com características de vulgaridade, selvageria e agressividade, semelhante ao pecador que necessita da orientação divina. O homem, afetado pelo pecado original, requer auxílio de Deus para atingir sua essência espiritual.
Embora a fêmea do hipopótamo também seja agressiva, sua violência tem como justificativa a proteção dos seus filhotes. Dessa maneira, na cultura egípcia, ela foi adorada como um símbolo de fertilidade, rejuvenescimento e renascimento.
Conhecida como Tawaret, essa deidade do Antigo Egito, representada por uma fêmea de hipopótamo grávida, é tida como uma das protetoras do parto.
Assim, acredita-se popularmente que sonhar com pequenos hipopótamos pode anunciar o nascimento de um bebê.
No contexto do xamanismo, que é uma forma de ecologia espiritual, o hipopótamo é um animal de poder que é chamado para auxiliar no desenvolvimento do comportamento mental das pessoas.
Descubraossignificadosdeoutrosanimais:
- Elefante
- Touro
- Urso
Aprofunde seus conhecimentos e descubra mais na nossa coleção de Símbolos, onde há sempre algo novo para aprender. Não perca a chance de explorar esses conteúdos fascinantes.