Veado

Símbolos

By Tatuagem Arte

Veado

🛈 Anúncio para você
Espalhe o amor

Conhecido no Brasil como cervo, o veado é um símbolo de espiritualidade e regeneração, reverenciado em diversas culturas ao redor do mundo. Com sua presença majestosa e chifres que evocam uma coroa, ele é visto como um mensageiro entre humanos e deuses, além de um emblema de fertilidade e paz. Inspire-se na rica simbologia do veado para criar sua próxima Tatuagem Arte.

Conhecido no Brasil como cervo, o veado é um animal que simboliza a superioridade espiritual e está associado ao sagrado. Ele é um emblema de regeneração, gentileza, suavidade, graça, intuição, bondade, fertilidade e paz.

Publicitário

Veado

O veado tem um olhar expressivo, é rápido e seus chifres possuem a capacidade de regeneração. Existem variações nas simbologias em diferentes culturas ao redor do mundo; na maioria delas, o veado representa uma ligação entre os humanos e os deuses. Em algumas culturas, devido aos chifres, que apresentam uma aparência de coroa, ele é considerado um ser de autoridade e mais próximo do céu.

Simbologia do Veado em Tribos Nativas Americanas e Tribos Mexicanas

Nas tribos nativas americanas, geralmente, o veado é visto como um mensageiro com poder e sensibilidade, profundamente ligado à fertilidade. Ele é percebido como um ser altruísta que se sacrifica pelo bem comum. Por esse motivo, antes de irem caçar, caçadores de várias tribos faziam orações ao cervo, comprometendo-se a não agir com ganância e a levar apenas o necessário para a sobrevivência de sua tribo.

Entre as lendas das tribos mexicanas, algumas afirmam que o veado é a origem dos seres humanos. Acredita-se que na tribo indígena Huichol, o veado tem a função de traduzir a linguagem dos deuses para os homens e é visto como o primeiro xamã ou mara’kame, que estabelece a comunicação entre os xamãs e os deuses. O cervo também está associado a duas plantas principais da tribo: o milho, relacionado ao sustento físico e aos chifres do animal, e o peyote, vinculado ao sustento espiritual e ao coração do cervo.

Simbologia do Cervo para os Celtas

Para os primeiros celtas, o cervo representa a força da natureza. Eles acreditavam que o cervo carregava a árvore da vida em seus chifres. Em exemplares de arte neolítica pré-céltica, é possível ver xamãs que se transformam em veados, como o herói da lenda celta Cernunnos, uma divindade de cura e abundância. Com chifres de sete pontas, Cernunnos é muitas vezes retratado, como no Caldeirão Gundestrup. Uma lenda descreve o raro veado branco, que somente aparecia quando algo sagrado, uma lei ou um código, havia sido quebrado.

Veado

Explorar: Arte do Violino

Ilustração de Cernunnos no Caldeirão Gundestrup.

Na simbologia celta, o veado contém aspectos mágicos e lendários divididos em feminino e masculino. O aspecto feminino, chamado Eilid em gaélico, refere-se ao cervo vermelho, simbolizando feminilidade, graciosidade e sutileza. Crê-se que este cervo vive no reino das fadas, convidando os humanos a se afastarem do mundo terreno e a procurarem o caminho espiritual. De acordo com várias lendas celtas, as deusas, que representam o aspecto feminino do veado, transformavam-se em mulheres para escapar dos caçadores. Já o aspecto masculino, denominado Damh em gaélico, está associado ao elemento mágico e simboliza independência, purificação e orgulho. As lendas o descrevem como o rei da floresta.capaz de proteger todas as outras criaturas.

Para saber mais, descubra os Símbolos Celtas.

O Veado no Cristianismo

Na antiga cultura cristã, o veado era visto como um símbolo de piedade, devoção e uma ponte entre Deus e os homens. Uma história lendária cristã conta sobre Santo Eustáquio, que antes de ser santo era um general romano pagão chamado Placidus, que gostava de caçar. Um dia, enquanto caçava, Placidus viu um majestoso veado em cuja luz dos olhos percebeu o brilho de Cristo. Isso levou à sua conversão ao cristianismo, fazendo com que ele abandonasse a caça, fosse batizado e adquirisse o nome de Santo Eustáquio. Diversas obras de arte capturam esse momento de sua conversão, entre as quais está a famosa pintura do século 15 “A visão de Santo Eustáquio” do artista italiano Pisanello.

Veado

Saiba mais: Arma de fogo

Obra do século 15, ”A visão de Santo Eustáquio”, por Pisanello, artista italiano.

O Simbolismo do Veado no Budismo e Mitologia Grega

No Budismo, o veado é um símbolo de harmonia, longevidade e paz, sendo conhecido como um bom ouvinte. Há muitas variações simbólicas dentro do budismo, especialmente no tibetano, relacionadas ao veado, mas a ideia comum é que representa um ser dotado de virtudes elevadas. A lenda central no budismo sobre o veado envolve a Roda de Oito Raios do Dharma.

Essa lenda narra o primeiro sermão de Buddha em um “parque dos veados” em Varanasi, onde a Roda do Dharma – que representa o próprio Buddha – está no meio e os cervos macho e fêmea ao lado direito e esquerdo representam os discípulos de Buddha, os quais estavam presentes para aprender e absorver os ensinamentos do dharma.

Leia também sobre Símbolos Budistas.

Na mitologia grega, o veado tem uma associação estreita com a deusa Artemis, geralmente simbolizando o sagrado. Artemis é fortemente ligada à caça e à natureza selvagem. Em uma história, como parte dos “Trabalhos de Hércules”, o rei Eurystheus comandou que Hércules capturasse o veado de Artemis, esperando enfurecer a deusa e provocar sua ira mortal. Neste conto, o veado é retratado como estando repleto de vigor e ostentando chifres de ouro.

Ver mais: Ramo de Atividade

Hércules passou muitos dias procurando o animal em toda a Grécia. Existem várias versões sobre como ele conseguiu capturar o animal; uma delas diz que ele usou uma rede enquanto o veado dormia. Quando Artemis apareceu antes que ele pudesse concluir a tarefa, Hércules explicou sua situação, alegando precisar do veado para completar uma tarefa e obter redenção. A deusa permitiu que ele usasse o veado sob a condição de sua posterior libertação. Ao apresentá-lo ao rei, Hércules afirmou que Eurystheus poderia possuí-lo com a mesma condição, que pegasse o veado ele mesmo. O rei aceitou, mas o veado era veloz e rapidamente retornou a Artemis.

Tatuagens de Veado

O veado é visto como um símbolo de poder e graça. Suas galhadas, geralmente representadas de forma exuberante em tatuagens, são vistas como um símbolo de regeneração. Estas galhadas perdem-se e crescem novamente, muitas vezes maiores que antes. Elementos naturais como flores, bússolas e a lua frequentemente acompanham representações de veados em tatuagens. Há uma forte tendência em tatuagens geométricas que incluem o cervo com formas como triângulos e círculos, associando-se ao misticismo, uma vez que o veado representa o divino e a ligação com os deuses.

Veado

Talvez você também goste de explorar os seguintes temas:

  • Simbologia do Leão
  • Simbologia da Esfinge
  • Simbologia da Borboleta

Espalhe o amor