Na década de 60, o símbolo internacional da paz, associado ao movimento hippie, passou a ser empregado pelos hippies. Originalmente, em 1958, foi criado para a “Campanha de Desarmamento”.
Por conseguinte, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o símbolo da paz não foi uma criação dos hippies nem representa primariamente paz e amor. O lema “paz e amor” é dos hippies, que também associaram o símbolo a temas ecológicos.

O ícone é o resultado da combinação das letras “n” e “d”, que significam nucleardisarmament, em português, desarmamento nuclear.
Paralelamente, o movimento NewAge ou Nova Era, em português, também adotou o símbolo para expressar sua filosofia, que busca equilíbrio através da paz interior.
Além disso, o símbolo também é empregado como um símbolo satânico conhecido como Cruz-pé-de-galinha ou Cruz de Nero. Visto como uma cruz de cabeça para baixo (com os braços de Jesus caídos), simboliza a paz sem Jesus Cristo.
Ao longo do tempo, diferentes grupos passaram a usar o símbolo da paz, até mesmo representando a anarquia, o que diluiu seu objetivo inicial.
Símbolo de Paz e Amor com os Dedos

Representando originalmente a vitória, esse gesto foi muito difundido durante a Segunda Guerra Mundial. De forma similar ao símbolo da paz, os hippies o adotaram como uma expressão de seu lema.
Leia também:
- Símbolo Hippie
- Símbolos do Reggae
- Símbolos da Nova Era
- Símbolo do Anarquismo
Descubra mais sobre o fascinante mundo dos Símbolos e aprofunde seu conhecimento. Visite e inspire-se!