
A raposa é um animal solitário e bonito que simboliza a ambivalência da consciência humana.
As raposas são reconhecidas por sua astúcia e esperteza no método de caça. Por causa de seu comportamento traiçoeiro, pessoas que agem de forma desleal são chamadas metaforicamente de “raposa”.
Culturas Chinesa e Japonesa
Tanto na China quanto no Japão, a raposa é vista como um animal feiticeiro e feminino. Assim, ela é frequentemente associada à natureza feminina primitiva e instintiva das mulheres. Nesses locais, acredita-se que bruxas e mulheres histéricas possam assumir a forma de uma raposa, simbolizando também almas penadas ou o duplo da consciência humana.
No contexto japonês, a raposa tem ainda conexão com a fertilidade. Ela é companheira da divindade xintoísta Inari, que está ligada à abundância e alimentação. Portanto, é comum que comerciantes japoneses mantenham uma raposa em suas lojas para proteção de seus negócios.
Conheça os Símbolos Japoneses.
Baralho Cigano
A representação da raposa no baralho cigano, através da carta 14, é vista como um aspecto negativo. As pessoas devem ter cuidado com esse símbolo, pois ele alerta para a possibilidade de encontrar pessoas traiçoeiras e hipócritas.
Tatuagem
Dentro da arte da tatuagem, a raposa encarna aspectos tanto positivos quanto negativos.
Ainda que a tatuagem de raposa seja popular entre homens e mulheres, ela é mais significativa entre o público feminino, devido à ligação da raposa com a natureza instintiva feminina.
Xamanismo
No Xamanismo, evocar a raposa tem relação com a cura da memória, aprimoramento da observação e perspicácia.
Literatura: Fábulas de Esopo e “O Pequeno Príncipe”
A literatura e o folclore frequentemente reforçam a conotação negativa da raposa, representando-a através de aspectos indesejáveis.
Na conhecida fábula de Esopo, “A Raposa e as Uvas”, a raposa falha ao tentar pegar um cacho de uvas e, por fim, desdenha, dizendo que as uvas provavelmente eram insípidas.
A moral da história pode ser resumida pela expressão: “Quem desdenha quer comprar”.
No clássico “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, a raposa assume um papel diferente, personificando virtude e amor.
Agora que você entende a simbologia do lobo, por que não explorar também os significados simbólicos do Coiote, do Cão e do Urso?
Descubra mais conteúdos fascinantes e não perca a chance de se aprofundar em temas interessantes em nossa categoria principal. Visite agora a seção de Símbolos e expanda seu conhecimento.