
O cinza simboliza tanto maturidade quanto tristeza, incerteza ou neutralidade.
Ela proporciona um ambiente para meditação devido ao seu efeito calmante, porém pode gerar monotonia. Com essa intenção, na ciência chinesa do Feng Shui, o uso dessa cor nas paredes é recorrente.
Para os cristãos, o cinza está associado à ressurreição dos mortos. Já entre os hebreus, trajes cinzentos eram usados como uma demonstração de dor.
O cinzento representa luto suavizado e também é a cor do nevoeiro e do tipicamente triste clima cinzento.
A cor cinza é obtida pela mistura do preto com o branco, e dessa forma, o cinza claro compartilha significados com o branco e o cinza escuro com o preto.
Por sua vez, o branco evoca calma e limpeza, enquanto o preto remete a mistério e angústia.
No ano-novo
No ano-novo, o cinza pode ser utilizado para trazer estabilidade.
Na publicidade
Além dos simbolismos já citados, o cinza passa uma impressão de responsabilidade e segurança, mas deve-se ter cautela para não gerar um efeito de conservadorismo excessivo.
O conservadorismo é muitas vezes visto como oposto ao modernismo e à inovação representada pela cor prata, que é semelhante ao cinza, porém brilhante.
Na mitologia, a sabedoria
É associado à idade e maturidade, refletido nos cabelos grisalhos, e igualmente ao planeta Saturno. Saturno ou Cronos é conhecido como o deus do tempo, sendo uma de suas características marcantes a sabedoria.
Na árvore da vida cabalística, o cinza também simboliza a sabedoria.
Descubra mais significados de cores.
Navegue mais e descubra conteúdos fascinantes em nossa categoria de Cabelo, onde você poderá encontrar dicas incríveis e se inspirar para seu próximo visual. Não perca a oportunidade de se aprofundar em tudo o que há de novo!