Composta por uma estrela azul de seis pontas, no centro da qual se encontra um bastão com uma serpente, a Estrela da Vida serve como símbolo para os paramédicos, ou seja, técnicos em emergências médicas ou socorristas.

Também conhecida por cruz da vida, cruz do resgate ou símbolo do socorrista, ela pode carregar a cor vermelha.
Simbologia da Estrela da Vida
As seis pontas simbolizam as funções e as ações realizadas pelo EMS (Emergency Medical Services) e seus técnicos, conhecidos no Brasil como Serviço de Emergência Médica.

- A primeira ponta refere-se à Detecção, etapa na qual um civil percebe o problema e os riscos potenciais para si e para os que estão à sua volta.
- A seguir vem a segunda ponta, que trata de Reportar, ou seja, relatar o problema e solicitar assistência profissional través de uma linha de emergência (como o SAMU 192), para que a equipe médica possa atuar.
- A terceira ponta aborda a Resposta: os socorristas entram em ação, oferecendo os primeiros socorros.
- A quarta ponta descreve os Cuidados com a cena, onde o Serviço de Emergência Médica toma as rédeas da situação prestando o auxílio necessário.
- A quinta ponta refere-se à Assistência em trânsito, significando que o apoio continua enquanto o paciente(s) é levado na ambulância.
- Por fim, a sexta ponta refere-se à Transferência para cuidados definitivos, etapa em que os socorristas chegam ao hospital, transferindo o paciente(s) para a zona de tratamento definitivo antes de serem liberados.
Por último, destaca-se o Bastão de Asclépio, também presente no símbolo da medicina.
Composto por um bastão entrelaçado por uma cobra, ele simboliza cura ou renascimento, já que a cobra muda de pele.
Asclépio, o deus grego da medicina, representa a cura e a sabedoria, de onde se originou o símbolo.
Estrela da Vida Vermelha

Uma variante da versão azul é a estrela da vida vermelha, que simboliza o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Cruz Vermelha Americana e a Estrela da Vida
Segundo algumas teorias, o símbolo da Estrela da Vida foi formulado porque o emblema anterior era demasiado semelhante à cruz vermelha.
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), uma agência dos EUA, então decidiu criar um símbolo para diferenciar o Serviço de Emergência Médica.
O chefe do SEM, Leo R. Schwartz, foi encarregado de criar a estrela da vida, que se tornou oficial em 1977.
Ela é usada principalmente em ambulâncias, uniformes dos funcionários do SEM, além de panfletos e manuais.
Interessou-se por este tema? Gostaria de explorar mais conteúdos similares? Visite:
- Estrela: vários tipos e simbolismos
- Símbolo da Nutrição
- Símbolo da Enfermagem
- Símbolos de Perigo Químico ou Alerta
Curioso para descobrir mais? Não perca a chance de explorar outros conteúdos incríveis na categoria Símbolos e amplie seus horizontes!