
A aranha simboliza diversos significados como a sabedoria, a beleza, a diligência, a sorte, o cosmos e a divindade, além da infinidade, entre outros.
Sendo um animal predador, representa o símbolo solar e, frequentemente, é associada ao perigo.
A aranha é vista como a grande mãe, criadora cósmica e senhora do destino, dedicada à fiação e tecelagem. Dessa forma, sua representação inclui a divindade interior e o narcisismo, com sua obsessão pelo centro como observado na sua teia. Na psicanálise, a aranha que introspectivamente se apresenta no centro é um símbolo do ser narcisista.
Nos Camarões, na África, ela é um emblema de inteligência, enquanto na cultura chinesa, é um sinal de sorte.
Mundo Espiritual
Na Índia, devido à sua teia habilmente tecida e disposição central, ela é vista como um emblema de ordem cósmica, representando Maya, a tecelã do mundo sensível. No budismo, Maya simboliza a ilusão, existindo no vazio do ser e evocando uma aparência enganadora; porém, no hinduísmo, Maya significa a essência do ser, a verdadeira existência.
Similarmente, na África Ocidental, Anansé é a aranha criadora do homem, do sol, da lua e das estrelas, representando o ser divino. Em um mito da Micronésia, nas ilhas Kiribati, “Narro”, o deus criador e ser supremo, é retratado como uma aranha, o primeiro habitante da terra. Na lenda africana de Mali, a aranha é vista como o conselheiro divino simbolizando a diligência e a sabedoria.
Xamanismo
No Xamanismo, a aranha é chamada como tecelã do universo para nos ajudar a traçar nossos próprios caminhos, dos quais somos os principais responsáveis.
Tatuagem
Muitas pessoas escolhem essa imagem para tatuagem como uma demonstração da infinidade do ser, pois a aranha, com suas 8 patas, simboliza o infinito.
Sonhos
Sonhar com uma aranha tecendo uma teia pode indicar o reconhecimento de um trabalho que foi realizado, dado os vários tipos de sonhos em que esse animal aparece.
Confira mais detalhes em nossa categoria Símbolos e descubra tudo o que você precisa saber sobre este fascinante universo.