O símbolo do escorpião representa transições, morte, o processo de morrer, luxúria, dominação, traição e proteção. Repleto de significados obscuros, o simbolismo do escorpião evoca tormentos e dramas, explorando sombras, trevas internas, os abismos do absurdo e profundidades infernais.
A dialética entre destruição e criação, condenação e redenção, morte e renascimento é instaurada pelo simbolismo do escorpião. No campo de amor, o escorpião é como “um canto de amor num campo de batalha”, enquanto no campo de guerra, é como “um grito de guerra num campo de amor”.
Tragédias ocupam o território da natureza vulcânica do escorpião, enquanto tormentas compõem seu clima. Esta criatura simboliza uma força misteriosa. Na sua representação, o escorpião é um espírito belicoso, sempre prestes a atacar e exterminar.
O escorpião pertence ao oitavo signo do Zodíaco, estendendo-se de 24 de outubro a 22 de novembro, ocupando o segundo mês de Outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul. Por essa razão, uma relação dialética entre morte e renascimento é atribuída ao escorpião.
Veja também o significado da Aranha.
Não perca a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre os fascinantes significados de diferentes símbolos. Visite nossa coleção em Símbolos e descubra mais!