O mito de Perséfone, uma deusa que transita entre o submundo e a primavera, simboliza o ciclo eterno de renovação e as mudanças das estações. Com seu sequestro por Hades e o subsequente acordo mediado por Zeus, Perséfone se torna uma figura central nas tradições agrícolas e nos mistérios da vida e da morte. Descubra mais sobre mitologia e arte em Website tatuagemarte.com.
Nội dung:
Perséfone, conhecida como Proserpina pelos Romanos, é uma figura emblemática na mitologia grega, sendo reverenciada como a deusa da agricultura, da natureza, da fertilidade, das estações, das flores, dos frutos e das ervas. Ela é a filha de Zeus, soberano dos deuses e dos homens, e de Deméter, a deusa que personifica a terra, a natureza e a colheita. Como símbolo dos cereais, Perséfone encarna o ciclo de renovação da natureza e a alternância das estações, já que, segundo a lenda, passava três estações com os mortais e uma com seu tio e esposo, Hades, o deus dos mortos.
Hades e o Sequestro de Perséfone
A beleza encantadora de Perséfone chamou a atenção de muitos, incluindo seu tio Hades, o soberano do submundo, que a raptou enquanto ela colhia narcisos.
Furiosa pelo desaparecimento da filha, Deméter começou a destruir as colheitas, levando Zeus a mediar um acordo com Hades para o retorno de Perséfone. No entanto, Hades já havia oferecido a ela sementes de romã, um símbolo de união, que ao serem consumidas, a ligaram eternamente a ele.
Assim, ficou decidido que Perséfone passaria três meses com Hades, simbolizando o inverno, quando sua mãe, desolada, descuidava da terra; e passaria os outros nove meses com a família no Olimpo, representando o outono, verão e a primavera.
Na reputação de “Rainha do Mundo Infernal” (ou Trevas), durante seu tempo com Hades, ela tornou-se guardiã dos segredos do submundo e conhecedora do reino dos mortos.
Sabásio e Zagreu
A extraordinária beleza de Perséfone resultou na união com seu pai, Zeus, que, transformado em serpente, gerou o deus cavaleiro Sabásio. Este filho, segundo algumas versões, foi concebido enquanto Perséfone ainda era virgem. A paternidade de seu outro filho, Zagreu, é atribuída ora a Zeus, ora a Héracles, dependendo das versões discutidas.
Leia também sobre Símbolos Gregos e Lâmias.
Se você deseja saber mais, não perca a chance de explorar a nossa incrível coleção de Símbolos, onde você encontrará inspiração única para suas próximas tatuagens.