Nos anos 90, a Big Johnson se destacou como uma marca icônica e polêmica, conquistando jovens com suas estampas bem-humoradas e de forte apelo sexual. O personagem E. Normus Johnson, um nerd cercado de mulheres, simbolizava o espírito irreverente da marca. Explore mais sobre o tema em Tatuagem Arte e reviva essa época de nostalgia e ousadia fashion.
E aí TIME, tudo bem com vocês? 🙂 BIG JOHNSON, você já ouviu falar dessa marca? Hoje estou estreando uma nova coluna no canal, chamada NOSTALGIA MACHO MODA, e para começar, vamos falar sobre essa marca SUPER HYPADA dos anos 90, que era o desejo de todos os jovens para ter uma camiseta dela! Polêmica, bem-humorada, irônica e com um apelo sexual forte, essa era a BIG JOHNSON. Vamos ao post para conferir tudo isso? GO!!!

BIG JOHNSON! Nos anos 90, quando eu ainda era um garoto bem jovem, lembro-me MUITO bem dessa marca! Pelo que me lembro, foi a primeira marca que eu realmente quis ter uma peça, quando tinha em torno de 9 ou 10 anos, ERA UM VERDADEIRO SONHO DE CONSUMO haha Todas as estampas da Big Johnson trasmitiam um conceito irônico, sempre contando com um apelo sexual forte e naquela época eu não compreendia muito bem, talvez por isso meus pais só me permitiram ter uma única peça, enfim haha
ASSISTA ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO:
O Personagem:
O protagonista da marca, E. Normus Johnson, era meio que um Geek da época, meio Nerd, Magrelo, Ruivo, usando óculos, que estava sempre cercado de mulheres, por seu, digamos, Porte mais Avantajado! Situações engraçadas e icônicas sempre traziam seu Órgão Sexual como o tema central da narrativa, eita!

Pelo que li, essa marca surgiu no final dos anos 80, em Baltimore, nos EUA, por dois irmãos que trabalhavam no setor de brindes para empresas e começaram a estampar camisetas naquela época. Eles fizeram um projeto para um bar chamado Big Pecker’s, que vendia frango, e criaram algumas camisetas engraçadas para esse cliente, acharam interessante a ideia das camisetas e decidiram criar uma marca nessa mesma vibe, explorar esse tema mais cômico e irônico. Foi assim que fundaram a Big Johnson, contrataram um ilustrador para desenhar o personagemE. Normus Johnson e seus associados já estavam a criar as peças!

Crescimento da Marca:
Já em 1989, a Big Johnson estava consolidada nos Estados Unidos, atendendo a pedidos oriundos de diversas partes do país. Estes pedidos levaram à expansão da linha de estampas, onde passaram a desenvolver temas baseados no personagem principal, sempre enfatizando um forte apelo sexual nas peças. Normus Johnson foi retratado em diversos papéis, como bombeiro, levantador de peso, jogador de golfe e beisebol, resultando em múltiplas estampas. Tal sucesso gerou uma média de vendas de camisetas que alcançou 14 milhões de dólares para os irmãos no início da década de 90, EITA!


Big Johnson tornou-se uma febre, levando várias redes altamente populares nos EUA e lojas de departamentos a buscarem contato com a marca. O interesse era revender seus produtos, que também chegaram ao Brasil na década de 90. Eram disponibilizados em diferentes lojas de moda jovem/street da época. Até que a pirataria nacional começou a falsificar a marca, com produtos sendo vendidos ilegalmente em centros de comércio populares (como muitos produtos por aqui, né?).
Pirataria e Cópia:
Ao tentarem registrar o direito de comercializar seus produtos na América Latina, os irmãos fundadores da Big Johnson descobriram que havia 10 outros interessados no registro à sua frente. Entre esses interessados, encontrava-se uma significativa rede de lojas de departamento brasileira, cujo nome eu não consegui identificar, porém constava na lista. Eles já estavam comercializando camisetas da Big Johnson, só que com escritas em português. Que loucura, não?

Logo no início dos anos 2000, um dos fundadores da empresa mencionou em uma entrevista: “Demoramos três anos para fazer a Big Johnson se espalhar por todos os EUA, mais três anos de fortes vendas, faturando até 30 milhões de dólares com a comercialização dos produtos, e mais três anos de declínio…”
Declínio e Legado:
É uma loucura, TIME! Eles criaram uma Grande Marca que talvez não conseguiram gerenciar, por falta de habilidade? Talvez? Faltou gestão adequada? Não confiaram totalmente no potencial mundial da marca? Formem suas próprias opiniões sobre o ocorrido!

O que realmente importa é que a Big Johnson deixou sua marca no Mundo, deixou uma marca significativa na Moda Jovem Street dos anos 90 e aqueles que se lembram e viveram essa época, sabem bem do que estou falando, a sensação que eram as Camisetas!
Nos dias de hoje, encontrar uma destas Camisetas é EXTREMAMENTE DIFÍCIL, da época em específico, quiçá, praticamente impossível. Embora já tenha visto algumas sendo vendidas no Mercado Livre e em Brechós, não posso garantir que sejam completamente autênticas, que sejam realmente as Camisetas da Big Johnson, certo?
E vocês aí? Viveram esse tempo? Se não viveram, já ouviram falar sobre a Big Johnson? Alguém tem essa Camiseta, uma verdadeira preciosidade?
Compartilhem suas opiniões nos comentários, para que possamos ter aqula conversa
Inscreva-se no Canal do Youtube do Tatuagem Arte:
Curta a Fan Page do Tatuagem Arte:
Quer saber mais? Não perca a oportunidade de explorar nossa categoria principal e descobrir conteúdos fascinantes em Notícias, ampliando seus conhecimentos.