
Os anéis olímpicos são um símbolo dos continentes integrados pelo esporte. Em 1914, idealizou-se a bandeira com os cinco aros entrelaçados sobre um fundo branco.
A criação desses aros, que representam o símbolo olímpico, foi obra do Barão Pierre de Coubertin, o fundador dos Jogos Olímpicos Modernos.
Com a intenção de destacar a união das nações, esses aros sublinham a importância do respeito pelas diferenças entre cada um dos países.
Na época, isso deveria funcionar como uma estratégia contra a rivalidade originada ao fim da Primeira Guerra, embasada no desejo dos estados de serem fortes e centralizadores.
Dessa forma, as argolas olímpicas foram estrearam em 1920 durante a sétima edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, que aconteceu em Antuérpia, já que em 1916 os jogos foram interrompidos por causa da Primeira Guerra Mundial.
Além de ser o emblema principal das Olimpíadas, os aros olímpicos também desempenham o papel de símbolo do COI – Comitê Olímpico Internacional.
Cores
Cada uma das cores dos anéis reflete um continente, sendo as cores escolhidas por serem as mais comuns nas bandeiras dos países daqueles continentes:
- Verde: Oceania
- Amarelo: Ásia
- Vermelho: América
- Preto: África
- Azul: Europa
Descubra mais sobre os Símbolos das Olimpíadas.
Continue explorando e descubra mais sobre os fascinantes Símbolos; você poderá encontrar ainda mais inspiração para sua próxima arte.