A deusa grega que representa a sabedoria, a aprendizagem, a habilidade e a justiça é Atena, também conhecida como Palas Atena. Na equivalência romana, Minerva desempenha o mesmo papel que Atena.
Filha de Zeus, o soberano dos deuses, e de Métis, Atena tem uma origem peculiar. Após um oráculo sugerir que se Métis gerasse uma menina, ela seria tão poderosa quanto o pai, Zeus, temeroso, engaja Métis em um jogo divino. Neste jogo, Métis se transforma em uma mosca, o que Zeus aproveita para engolir, prevenindo assim o nascimento do descendente, no caso, Atena. Anos após, as dores de cabeça de Zeus se tornam insuportáveis, e ao cabeça ser aberta, Atena emerge.
A coruja, que servia de mascote para Atena, representa um de seus símbolos, pois a lenda afirma que através de seus dons de clarividência, a coruja revelava os mistérios da noite à deusa.
Veja também Símbolos da Sabedoria e da Justiça.
A deusa, com suas destacadas habilidades como guerreira, aparece frequentemente ilustrada portando um capacete de guerra e segurando um escudo, uma lança, ou ambos.
A oliveira, oferecida aos gregos por Atena, é igualmente dedicada a ela, tal como a coruja. Como demonstração de gratidão, os gregos a elegeram como sua padroeira.
Leia Símbolos Gregos.
Que tal saber mais sobre os significados por trás das tatuagens? Dê uma olhada na nossa categoria de Símbolos e inspire-se.