
As aves são vistas como símbolos de sabedoria, proteção, inteligência e fazem menção ao divino. Assim como os pássaros, elas agem como mensageiras entre o céu e a terra. Além disso, são associadas à alma humana, pois ao voar, simbolizam a libertação do plano terreno.
Nos sonhos, acredita-se que as aves representam a personalidade daqueles que sonham com elas.
Significados e Simbologias das Aves
Albatroz
Representa a beleza, o poder e as viagens pelos oceanos. No Ocidente, é tido como a alma dos marinheiros, significando que caçar um albatroz traz má sorte.
Avestruz
É um símbolo de fé e reflexão. Para os antigos egípcios, suas penas simbolizavam a verdade. Já para os babilônios, o avestruz era uma ave demoníaca, em contraste com os zoroastras, que a viam como um ser divino.
Galinha
Está relacionada aos cuidados maternos, ao conforto e à proteção, especialmente por vezes ser representada com seus pintinhos. Na Bíblia, Jesus menciona a galinha e suas asas como uma metáfora para o amor cristão, semelhante ao amor materno. Para os hebreus, a galinha e o galo são símbolos do casal de noivos.
Ganso
Simboliza transição e migração, além de representar o lar e o regresso, pois retorna a cada primavera ao mesmo local. No Antigo Egito, quatro gansos indicavam a proclamação de um novo faraó ao serem soltos em direções distintas. Para os celtas, eles são mensageiros de outro mundo, sendo seu consumo proibido. Na Antiga Roma, eram guardiões do templo de Juno e alertavam contra intrusos.
Pato
Retrata a criação e a imortalidade em diversas culturas. Entre os japoneses, simboliza a fidelidade e a harmonia conjugal, devido ao hábito dos patos nadarem juntos. Para os celtas, representa a honestidade e desenvoltura, mas em várias culturas, por sua habilidade de flutuar, é visto como um símbolo de superficialidade e engano.
Pássaro Trovão
É um símbolo de poder na cultura ameríndia. Este pássaro divino gera trovões ao bater suas asas e dispara raios, representando assim o céu, as forças da natureza e a transformação.
Positivismo
Os textos antigos apontam que a simbologia inicial dos pássaros é bastante positiva, representando a amizade entre deuses e humanos. São as aves que enfrentam as serpentes e cruzam os céus inalcançáveis ao olhar humano.
No Egito, deuses são frequentemente representados com cabeças de ave, simbolizando o lado espiritual das pessoas.
Somente as almas que se libertam e voam alto podem alcançar o paraíso. Ademais, em muitas passagens bíblicas, a palavra “ave” é sinônimo de destino.
Na cultura africana, o pássaro é um símbolo recorrente em representações divinas, artísticas e populares, associado à vida, força e fertilidade.
Negativismo
Em contrapartida, no Taoismo, os pássaros simbolizam a violência descontrolada e são associados à barbárie. Na China, uma ave com as cores do fogo, seis patas e quatro asas representa o caos e a destruição.
Aves noturnas são vinculadas à escuridão e às almas do outro mundo. Por exemplo, as corujas são vistas como mau presságio e associadas à morte.
Confira também os simbolismos do Pássaro, da Fênix e do Torii, um dos símbolos tradicionais japoneses que significa “morada das aves”.
Leia mais:
- Aves
- Pássaros
- Beija-Flor
- Colibri
- Coruja
- Falcão
- Rola
Interessado em descobrir mais sobre a nossa seleção especial? Não perca a oportunidade de visitar a página de Símbolos e ampliar seu conhecimento sobre o tema!