A chama, símbolo de purificação e transcendência, carrega significados profundos em diversas culturas e religiões, desde a sabedoria no budismo até a presença do Espírito Santo no Cristianismo. Descubra mais sobre o simbolismo das chamas e outros elementos inspiradores em tatuagemarte.com.

A alma do fogo é representada pela chama. Ela simboliza a purificação, a iluminação, o amor espiritual e também representa o espírito e a transcendência.
Na filosofia budista, a chama simboliza sabedoria e o processo de dissipar a ignorância ao ser consumida.
Contudo, sua associação à destruição confere à chama uma conotação negativa. Quando vista sob esse prisma, a chama ecoa o fogo das divergências, da inveja, da luxúria, do levante e da guerra.
A imagem da chama está relacionada ao clarão característico da granada, um explosivo que devasta o que estiver nas proximidades.
A relação da simbologia da chama está fortemente ligada à simbologia tanto da vela quanto do fogo.
A tocha olímpica tem em sua chama eterna a representação do fogo sagrado que, segundo a mitologia, Prometeu — defensor dos homens — subtraiu de Zeus. Na antiguidade, esta chama anunciava a abertura dos jogos, tradições que persistem até hoje.
Leia sobre Símbolos das Olimpíadas.
O conceito de chama divina aparece em diversas práticas religiosas. No Cristianismo, alguns santos são representados com o coração em chamas, simbolizando a presença do Espírito Santo e também esperança e vida.
Por isso, o fogo é um importante símbolo do Espírito Santo. Na Escritura Sagrada, é narrado que ele desceu sobre as cabeças dos apóstolos como línguas de fogo.
Não perca a chance de explorar mais conteúdos fascinantes em nossa categoria de Símbolos e aprofunde seu conhecimento nesse universo inspirador.