Descubra o profundo significado das 12 casas astrológicas e como elas influenciam cada aspecto da sua vida, desde sua personalidade até suas interações sociais. Se você deseja explorar seu mapa astral em detalhes, conheça mais sobre este fascinante universo em nosso Website tatuagemarte.com.
Freqüentemente, vemos a Astrologia como um hobby que entra em nossas vidas por meio da leitura de horóscopos diários ou da verificação da compatibilidade de nosso signo solar com o do nosso crush. Mas, ao investir tempo explorando além do sol, lua e ascendente, e examinando o Mapa Astral como um todo, você perceberá que essa sabedoria pode revelar mais sobre você do que imagina. Provavelmente, já ouviu sobre as 12 casas astrológicas e se perguntou o significado delas.
DESCUBRA COMO SERÁ O DIA DE HOJE NO HORÓSCOPO DIÁRIO! ENCONTRE AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA SEU SIGNO
Os planetas no seu mapa astral distribuem-se pelas 12 casas astrológicas, cada qual simbolizando um aspecto da sua vida. O Mapa é basicamente o seu “roteiro pessoal”: descreve personalidades e metas pessoais, dividindo-se em 12 setores que, segundo a Astrologia, correspondem às áreas vitais para nós. Tudo isso depende da data, local e hora do nascimento. A presença de planetas em determinada casa influencia como suas energias se mostram em sua vida.
As 12 casas astrológicas, quando vistas conjuntamente, representam todos os aspectos e vivências na vida de uma pessoa. Enquanto as casas 1 a 6 são ditas “casas pessoais”, voltadas para assuntos do “eu”, as de 7 a 12 são “casas interpessoais”, ligadas à sua interação com o mundo ao redor.
Explore as Casa Astrológicas do seu Mapa Astral
1ª casa: o “eu”
Regência natural de: Áries e Marte
Significado: A 1ª casa, também chamada de “ascendente”, marca o início de nossa trajetória pelas casas astrológicas. Em sua essência mais simples, rege a auto-imagem, identidade e como nos apresentamos ao mundo; praticamente, também governa nossa aparência física. Abrange conceitos de novos começos – desde a primeira impressão até a forma como iniciamos novas ações. O seu signo ascendente revela o signo em sua 1ª casa, já que é sinônimo da 1ª casa. Qualquer planeta presente ali tende a se manifestar com forte impacto na sua vida e personalidade.
2ª casa: finanças e valores
Regência natural de: Touro e Vênus
Significado: A 2ª casa abrange tudo aquilo que é tangível – desde seus 5 sentidos até as experiências básicas sensoriais. Ela aborda dinheiro, riqueza, posses terrenas e sua postura perante elas. Também fala sobre valores – tanto em relação às posses materiais quanto à auto-valorização, relacionando-se à sua autoestima. Em um aspecto mais negativo, pode apontar para problemas com ganância, baixa autoestima ou dificuldades financeiras, dependendo de suas posições.
3ª casa: comunicação
Regência natural de: Gêmeos e Mercúrio
Significado: Na 3ª casa, saímos um pouco de nosso interior para nos conectar com as pessoas e ambientes ao redor – assim, rege a expressão através das palavras (incluindo a comunicação virtual) e a maneira como lidamos com relacionamentos mais simples e próximos, como os com irmãos, vizinhos.e colegas). Como está sob a influência de Gêmeos e é regida por Mercúrio, também está ligada a aspectos como conversas e fofocas. Ou seja, afeta áreas de nossa vida que costumam atravessar momentos complicados durante um período de retrogradação de Mercúrio.
4ª casa: o lar e a família
Naturalmente governada por: Câncer e a Lua
O que simboliza: Esta casa envolve questões relacionadas ao lar e à estrutura familiar. Inclui aspectos de segurança, tanto no sentido literal (como a residência) quanto emocional (como as formas pelas quais você se sente seguro, nutrido e acolhido). No final das contas, representa seu senso de lar – tanto no lugar físico onde você habita quanto nas pessoas que lhe trazem conforto. Entre as casas astrológicas, esta é chave, pois também se conecta a seus ancestrais, memórias, passado e à nostalgia. Planetas posicionados aqui podem indicar muita atividade em sua vida familiar.
5ª casa: prazer e criatividade
Governada naturalmente por: Leão e o Sol
O que simboliza: Esta casa está completamente ligada à energia criativa, à obtenção e expressão de seu prazer – em suma, trata-se de se divertir! Inclui atividades como hobbies e recreações que você faz apenas para se sentir feliz, bem como tudo que está associado a romance, relacionamentos amorosos e sexo casual. Além disso, também está relacionada a crianças. Esta é a casa do coração – de seus prazeres, paixões, vida romântica e criatividade – portanto, analisar seus planetas e signos neste setor pode revelar como você aborda estes temas.
6ª casa: saúde e serviço
Governada naturalmente por: Virgem e Mercúrio
O que simboliza: Esta casa aborda sua ética de trabalho, como você pessoalmente presta serviço aos outros e até mesmo as atividades rotineiras exigidas de você diariamente. É menos sobre sua carreira em si, e mais sobre o trabalho e dedicação que você realmente investe nela. Também controla o bem-estar (o que, obviamente, determina quão fisicamente capaz você é de trabalhar). Relaciona-se a todos os aspectos de um estilo de vida saudável, incluindo dieta, nutrição e exercícios físicos. É interessante perceber que esta casa também rege animais de estimação, possivelmente por sua importância tanto em nossa saúde quanto nas nossas responsabilidades diárias.
7ª casa: parcerias e relacionamentos
Governada naturalmente por: Libra e Vênus
O que simboliza: Ao ficar oposta à 1ª casa, em vez de se concentrar no “eu”, esta área lida com nossas conexões interpessoais. Inclui relacionamentos e parcerias de qualquer tipo, como casamentos e colaborações profissionais. Além disso, trata também de relacionamentos negativos, como rivais, inimigos, divórcios e litígios. Como pode ter percebido, questões legais são um ponto central aqui (afinal, Libra é o signo da justiça), então é prudente observar os planetas nesta casa como potenciais alertas para cuidado com contratos.
8ª casa: transformação
Governada naturalmente por: Escorpião e Plutão
O que simboliza: A 8ª casa é conhecida por ter uma natureza bastante enigmática, abrangente e difícil de definir – e, considerando que Escorpião é seu regente, é muitas vezes vista como a mais sombria. De fato, controla temas ligados à morte, regeneração, impostos, heranças, testamentos, legados, sexo e habilidades ocultas. Sim, sabemos que são muitos elementos para processar de imediato. Resumindo, porém, esta casa aborda transformações de maneira geral. Não só os finais, mas também os novos começos que seguem.eles inevitavelmente trazem. Trata-se de uma das casas astrológicas que abordam não apenas o crescimento pessoal, mas também nossos limites íntimos e os sacrifícios que devemos realizar, além das crises que temos de enfrentar para facilitar as coisas.
9ª casa: grandes ideias
Naturalmente regida por: Sagitário e Júpiter
O que representa: Esta é uma casa de caráter altamente filosófico, relacionada aos nossos sistemas principais de crenças, à educação superior, à religião e à busca incessante por conhecimento. Lembra da 3ª casa, que foca nos pensamentos básicos? Em contrapartida, essa casa é responsável pelo pensamento mais elevado e complexo, bem como pelo ensino superior. Na 9ª casa, buscamos um significado mais profundo para a vida, ampliamos nossos horizontes, nos desafiamos e cultivamos nossas crenças pessoais.
10ª casa: imagem pública
Naturalmente regida por: Capricórnio e Saturno
O que representa: Situada no topo do seu mapa, a casa 10 também é conhecida como seu “meio do céu”. Esta casa é particularmente significativa porque se refere ao caminho vocacional que você deve percorrer e à sua carreira. Este setor governa sua imagem pública, reputação, vida profissional, status social e, até mesmo, aspectos relacionados à fama. Também simboliza autoridade, podendo representar uma figura ou influência paterna em sua vida. Analise as posições planetárias nesta casa a fim de obter insights sobre sua carreira e esteja ciente de qualquer indício de preocupação excessiva com sua reputação.
11ª casa: comunidade e amigos
Naturalmente regida por: Aquário e Urano
O que representa: Diferente da casa das parcerias – 7ª casa -, que prioriza as relações individuais, esta casa foca mais na comunidade, associações, grupos organizados e no trabalho em equipe. O 11º setor governa a amizade, a cooperação e, ainda, a justiça social – com um desejo bem aquariano de desafiar normas. Também representa nossos objetivos e aspirações coletivas ao longo da vida visando a melhoria da humanidade, e o que realizamos para transformar esses desejos em realidade.
12ª casa: o subconsciente e segredos
Naturalmente regida por: Peixes e Netuno
O que representa: Por fim, chegamos à 12ª casa, a última do zodíaco. Esta casa simboliza os encerramentos, assim como a evolução mais profunda de nossas almas. Ela governa nosso inconsciente, segredos, sonhos, carmas e traumas de vidas passadas, nosso lado sombrio, energias ocultas, e aprisionamentos (tanto literais quanto metafóricos). Esta é a casa astrológica que se encarrega de lidar com os mistérios do nosso inconsciente – as partes de nós que evitamos ou sequer sabemos que existem. Assim, trabalhar para compreender quaisquer aspectos presentes na sua 12ª casa pode auxiliar no entendimento mais profundo de quem você realmente é. Afinal, quando trabalhamos para curar feridas profundas e ocultas, minimizamos as chances de que coisas negativas se manifestem em nossas vidas.
Leia também:
São 6: o que significa ter tantos planetas retrógrados ao mesmo tempo?
Conheça quais são os signos mais impulsivos do zodíaco
Descubra mais sobre o fascinante universo dos astros ao visitar nossa categoria de Astrologia e amplie seus conhecimentos para além das previsões diárias!
