Se você é apaixonado por astrologia e já explorou o seu Mapa Astral, é hora de ampliar seus horizontes e conhecer a Astrologia Védica. Descubra como essa prática milenar da Índia oferece uma nova perspectiva sobre seu destino e, enquanto isso, confira algumas ideias inspiradoras de Tatuagem Arte para expressar sua conexão com o universo.
Para quem é fã de Astrologia, certamente já deu uma espiadinha no seu Mapa Astral, fez o download de alguns aplicativos e talvez tenha até pesquisado sobre sua compatibilidade astrológica com o crush. Porém, você já ouviu falar que a astrologia que conhecemos bem não é única? Descubra agora a Astrologia Védica!
COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? EXPLORAR TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ ESTÃO TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO
A história da Astrologia Védica
A expressão sânscrita para “astrologia védica”, ou “astrologia hindu”, é jyotiṣa, que significa “corpo de luz” ou “corpo celestial”, e essa prática parece ter surgido inicialmente no Rigveda, um texto indiano antigo (embora alguns aleguem que ela exista desde 10.000 a.C.).
As tradições espirituais e os mitos da antiga cultura indiana se encontram na astrologia védica. Ainda hoje, em grande parte na Índia, ela é vista como uma ciência válida e, para muitos, integra o seu jeito de viver.
No início, era utilizada para estabelecer datas relevantes para sacrifícios e rituais. Com o avanço do tempo, ganhou um caráter mais individualizado: as pessoas passaram a estudar os movimentos planetários como uma forma de interpretar seu próprio destino. Relacionada a outras práticas indianas antigas, como a ioga e a Ayurveda, oferece, como a astrologia ocidental, um guia para uma maior compreensão de nossas experiências físicas, emocionais, espirituais e financeiras.
Os 12 signos védicos
Na astrologia ocidental e védica, existem 12 signos no zodíaco. Interessantemente, as características dos signos são praticamente as mesmas. O diferencial está nas datas.
Portanto, se você é apegado à identidade apontada pelo seu signo solar, prepare-se para algumas surpresas. As datas para os signos védicos são as seguintes:
- Áries: Mesha (13 de abril a 14 de maio)
- Touro: Vrishaba (15 de maio a 14 de junho)
- Gêmeos: Mithuna (15 de junho a 14 de julho)
- Câncer: Karkata (15 de julho a 14 de agosto)
- Leão: Simha (15 de agosto a 15 de setembro)
- Virgem: Kanya (16 de setembro a 15 de outubro)
- Libra: Tula (16 de outubro a 14 de novembro)
- Escorpião: Vrishchika (15 de novembro a 14 de dezembro)
- Sagitário: Dhanus (15 de dezembro a 13 de janeiro)
- Capricórnio: Makara (14 de janeiro a 11 de fevereiro)
- Aquário: Kumbha (12 de fevereiro a 12 de março)
- Peixes: Meena (13 de março a 12 de abril)
As diferenças entre a Astrologia Védica e a Ocidental
Calendário diferente
A astrologia ocidental é baseada no calendário gregoriano – adotado pela maioria do mundo – e nas 4 estações, ao passo que os mapas astrológicos védicos são calculados a partir de algo conhecido como sistema sideral, que observa as constelações em constante transformação – a astrologia ocidental trabalha de forma distinta, com as posições fixas dos planetas.
Karma e dharma
Uma diferença significativa é que a astrologia ocidental moderna evoluiu para uma abordagem mais “psicológica”, enquanto a astrologia védica se baseia no carma individual de cada pessoa.
A astrologia védica frequentemente oferece insights sobre o dharma pessoal – o caminho da vida – e destaca nossos talentos e desafios inatos. Isso pode nos ajudar a compreender melhor nossos relacionamentos com nossa família, amigos e parceiros amorosos. Essa perspectiva realmente ajuda a aliviar o estresse e a equilibrar nossos altos e baixos emocionais.
Abordagens diferentes para retrogradações, signos solares e ascendentes
As duas vertentes astrológicas lidam de forma distinta com o significado de um planeta retrógrado e o que alguns dos aspectos planetários denotam.
Na astrologia ocidental, todos os planetas compartilham aspectos semelhantes, como quadratura, trígono, sextil ou oposição. Em contrapartida, a astrologia védica utiliza aspectos especiais – cada planeta possui um aspecto específico ou um conjunto de aspectos, com diferentes forças aplicadas a esse aspecto.
Além disso, a astrologia védica dá maior importância ao seu signo ascendente em comparação com o signo solar.
Não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e ver a coleção completa de artigos fascinantes em nossa categoria de Astrologia. Descubra mais conteúdos e expanda sua compreensão sobre os mistérios do cosmos!
