Os duendes, pequenos e ágeis espíritos da natureza, povoam o imaginário de diversas culturas, sendo associados tanto à sorte quanto à travessura. Originários das lendas ibéricas, esses seres místicos são conhecidos por sua habilidade de mudar de forma e por guardarem tesouros no final do arco-íris. Descubra mais sobre essas criaturas fascinantes e outras simbologias visitando Tatuagemarte.
Considerados espíritos da natureza, os duendes são figuras mitológicas, cuja origem provavelmente advém das lendas dos povos da península ibérica. Estes seres, conhecidos por serem pequenos, ágeis, curiosos e dotados de habilidades mágicas, têm sua presença marcada em muitas culturas populares. Embora suas denominações variem, como Leprechauns e Curicauns na Irlanda, Brownies na Escócia, Nisse na Dinamarca e na Noruega, Lutin e Nain Rouge na França, Tomte na Suécia e Trasgos na Galícia, suas características são bastante similares, sendo amplamente representados nas culturas nórdicas e germânicas.
Simbologia de duende
No imaginário popular, acredita-se que os duendes habitam florestas, poços e nascentes. Eles possuem, segundo a tradição, um pote de ouro que se encontra no final do arco-íris, o que os torna um símbolo de sorte e êxito. Porém, também são vistos como associados às forças maléficas, pois são capazes de mudar de forma e cor, sendo frequentemente descritos como seres violentos e sarcásticos que gostam de pregar peças nos humanos, comportando-se como criaturas travessas.
Leprechaun
Os Leprechauns, figuras de lendas e mitos irlandeses, são conhecidos por suas características alegres e por habitarem florestas. Eles são considerados guardiões de tesouros escondidos e também servem como sapateiros para fadas. Conta-se que estes duendes, com o objetivo de ludibriar os homens, produzem uma substância chamada “Ouro de Tolo”, que assemelha-se ao ouro verdadeiro, mas desaparece depois de algum tempo.
Visite nossa coleção e descubra mais na categoria Símbolos. Amplie seus conhecimentos e inspire-se com novos significados.