O elefante é um símbolo associado a boa sorte. É também associado à sabedoria, à persistência, à determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, memória, longevidade e poder.
O elefante carrega muitos simbolismos e, conforme a cultura onde é encontrado, pode ter interpretações opostas.
É curioso observar que tanto na Ásia como na África, o elefante simboliza o poder soberano. Na Ásia, ele serve como montaria dos reis, simbolizando o poder de governar. A paz e a prosperidade emanam desse poder instituído.
Dentro do ioga, o elefante é ligado ao chakra “muladhara”, correspondente ao elemento terra.
Elefante Indiano
Na Índia e no Tibet, os elefantes são reverenciados e vistos como os animais que representam o “suporte do mundo“. Para essas culturas, o universo descansa nas costas de um elefante. Desse modo, muitas vezes, ele é visto como um animal cósmico, pois lembra a estrutura do cosmos, com quatro pilares sustentando uma esfera.
Na cultura indiana, o elefante simboliza também paciência, sabedoria, longevidade, prosperidade, poder e benevolência.
Além disso, no âmbito da religião budista, ele é símbolo da encarnação de Buda, já que foi através de um elefante que a rainha Maya concebeu Buda.
Na África, o elefante também simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria. As trombas dos elefantes que aparecem nos sonhos, podem ter uma conotação sexual por sua forma fálica, o que indica um conflito erótico. Além disso, com frequência, os elefantes são vistos como símbolo da castidade.
Hinduísmo
Na mitologia hindu, o elefante é o meio de transporte das deidades que governam os oito pontos cardeais. Nos mitos hindus, os primeiros elefantes do mundo possuíam asas e iam às nuvens para brincar.
O Deus Indra, que é reverenciado como a divindade da chuva, dos ventos e dos elementos naturais, montava um elefante.
Além disso, o Deus Krishna e a sua esposa Radha podiam se transformar em elefantes, representando, assim, a concretude do amor divino.
Por outro lado, para os ocidentais, o elefante é associado ao peso, à lentidão e à falta de jeito. Em certas regiões, um elefante em cima de uma pilastra é simbolicamente associado ao “despertar”.
Para os hindus, os elefantes são animais sagrados. Um dos deuses mais venerados é Ganesh, frequentemente ilustrado como um elefante. Ele é visto como o deus da ciência, do conhecimento, da beleza, da força, do equilíbrio, da superação e das letras.
De tal forma, Ganesh, concebido pela rainha Maya, com sua cabeça de elefante simboliza o macrocosmo e com seu corpo humano, o microcosmo. Desta maneira, o elefante representa uma dualidade, sendo ele ao mesmo tempo o começo e o fim.
Sonhos
Popularmente, existe a crença de que sonhar com elefantes traz sorte. Embora em nossa cultura o elefante seja associado a peso e incômodo, os sonhos com o animal são vistos como um sinal promissor.
Além disso, de acordo com a tradição, acredita-se que a figura de um elefante com a tromba erguida e virado de costas para a porta principal da casa atrai boa sorte.
Por fim, quando usada como talismã, a imagem do elefante tem o poder de afastar a inveja e o mau-olhado.
Tatuagem
Uma das representações mais comuns de tatuagens de elefante é de uma família. Nela, normalmente, um elefante maior simboliza o pai, um de média estatura a mãe e o de menor porte, o filho. Isso porque os elefantes são conhecidos por suas atitudes de cuidado familiar, pois são unidos e colaboram entre si.
Ver também:
- Marfim
- Coruja
- Borboleta
- Caveira Mexicana
- Âncora
Não perca a oportunidade de explorar mais conteúdos fascinantes na nossa seção de Símbolos e descubra significados incríveis que podem inspirar suas próximas tatuagens.