No universo jurídico, a balança é um emblema que transcende tempos e culturas, simbolizando o equilíbrio e a justiça. Desde a mitologia egípcia até o direito moderno, seu significado se mantém, representando a harmonia entre julgamento e força. Descubra mais sobre este símbolo e sua representação em arte corporal em Tatuagemarte.
Nội dung:
No universo jurídico, a balança é um símbolo icônico, representando não apenas julgamento, mas também conceitos fundamentais como justiça e equilíbrio.
Balança
Representando a harmonia e a unidade, a balança é um objeto que simboliza a justiça e o direito. Na mitologia, Osíris, conhecido como deus dos mortos e da vegetação, usava este símbolo para a psicostasia, ou seja, para pesar as almas e decidir seu destino na pós-vida. Na balança, um prato continha o coração do falecido, enquanto o outro tinha uma pena de avestruz, que simbolizava a verdade e a justiça.
Dentro do cristianismo, a balança é encontrada em muitas lápides, além de ser empunhada por São Miguel, o Arcanjo conhecido pelo julgamento, sendo utilizada para medir as boas e más ações na Terra. De modo similar, no Alcorão, o livro sagrado do Islã, pedras brancas e negras são usadas na balança para determinar o caráter das pessoas.
Além da balança, outros objetos como o martelo, a espada e o trono são símbolos da justiça. O jurista alemão Rudolf von Ihering (1818-1892) destacou que “o direito não é mero pensamento, mas sim força viva. Portanto, a Justiça segura em uma das mãos a balança, para julgar o direito, e na outra a espada, para defendê-lo. A espada sem a balança representa força bruta, enquanto a balança sem a espada indica a fragilidade do direito. Juntas, elas se completam, e o verdadeiro estado de direito existe quando a força com que a Justiça maneja a espada é igual à habilidade com que opera a balança”.
Explore aqui todos os Símbolos da Justiça.
Têmis
Na mitologia grega, a Deusa da justiça, Têmis (Justitia para os romanos), filha de Gaia (Terra) e Urano (Céu), é apresentada vendada, com uma balança em sua mão esquerda, representando a justiça e o equilíbrio, e na mão direita, segura uma espada, símbolo de força e poder.
Assim, Têmis garante igualdade, verdade e harmonia na sociedade, com sua venda simbolizando imparcialidade, sabedoria e visão interior.
Diké (Dice ou Astreia), filha de Têmis e Zeus, é outra divindade ligada ao direito e à justiça, simbolizada pela presença da balança e espada. No entanto, ao contrário de sua mãe, tem os olhos descobertos, indicando que busca a verdade no julgamento dos homens.
Saiba mais sobre a origem do símbolo de direitos autorais em Copyright.
Você não vai querer perder a oportunidade de explorar mais artigos fascinantes em nossa categoria de Símbolos. Descubra o significado por trás de cada desenho e inspire-se com novas ideias!