O escaravelho é considerado um símbolo sagrado no Egito. Ele representa o Sol, que por sua vez renasce de si mesmo, semelhante a um deus que retorna incessantemente.
Além de estar associado ao ciclo solar do dia e da noite, o escaravelho simboliza também a ressurreição e a sabedoria divina.
Na arte egípcia, o escaravelho é frequentemente ilustrado carregando o Sol entre suas patas, assim como faz com seus excrementos. Desse modo, ele é visto como um deus solar que à noite retorna nas sombras e renasce por meio de sua própria decomposição.
Consequentemente, este inseto é chamado de Krepri, o deus do Sol Nascente.
O escaravelho firma seus excrementos em forma de uma bola. Através dessa atividade, demonstra-se seu esforço e a concentração, enquanto que a bola simboliza o Ovo do Mundo, uma analogia que remete à sua capacidade de se gerar sozinho.
No antigo Egito, ele era muito usado como amuleto ou talismã da sorte, abrigando em si o segredo do eterno retorno à vida.
Os egípcios acreditavam que o escaravelho protegia o coração dos mortos, para que esses não testemunhassem contra si próprios, servindo assim como uma forma de libertação de qualquer condenação.
Interessado em saber mais sobre Símbolos Egípcios?
Siga descobrindo temas fascinantes e explore os mistérios que os Símbolos têm a oferecer.