A Esfinge é considerada uma entidade mítica que aparece nas culturas egípcia e grega, sendo símbolo do sol, poder, proteção, sabedoria, sagrado, realeza, bem como destruição, mistério, azar e tirania.
Esfinge Grega
Na tradição grega, a simbologia da esfinge é negativa, pois representa uma entidade destrutiva e de mau auspício. Ao contrário da cultura egípcia, na qual esta criação mítica é tirana, na Grécia, ela possui pernas de leão, asas de pássaro e um rosto feminino.
Essas leoas com asas que amaldiçoavam Tebas, para os gregos, eram monstros cruéis e enigmáticos, simbolizando a feminilidade corrompida. Deve-se lembrar que o nome “esfinge” vem do grego “sphingo”, que significa “estrangular”, aludindo à destruição, tirania e inevitabilidade.
Esfinge Egípcia
Na cultura egípcia, a esfinge é retratada como um leão divino com cabeça humana, simbolizando o poder real, o sol, o Faraó e a realeza. Frequentemente usada para proteger palácios, túmulos e estradas sagradas, a mais célebre Esfinge está situada em Gizé, no continente africano, Egito, sendo uma estátua que data de 3 mil anos a.C., reconhecida como a maior escultura feita de uma pedra, medindo 57 metros de comprimento, 6 de largura e 20 de altura.
Supostamente influenciada pela cultura grega, o rosto da Esfinge está voltado para o ponto onde o sol desponta, simbolizando assim a guardiã das entradas. Portanto, ela é o Rei e o Deus Solar, aproximando-se, de certa forma, das características do leão na natureza, o Rei das Selvas.
Mistérios da Esfinge de Gizé
Diversos mistérios envolvem essa antiga criatura mítica, que pode ser tanto benévola quanto malévola. Inicialmente, um dos mistérios concerne à sua idade, pois alguns estudiosos alegam que sua construção data de 2.000 a 3.000 a.C., enquanto outros afirmam que ela foi erguida há 10 mil anos a.C.
Ademais, acredita-se que a Esfinge de Gizé ainda não foi completamente explorada, já que muitos investigadores afirmam que a imponente estátua possui inúmeros túneis e passagens secretas ainda por descobrir, com múmias em seu interior. Pesquisadores afirmam que a cabeça da Esfinge representaria a cabeça do Faraó que ergueu a Pirâmide de Quéfren.
Leia também sobre a Pirâmide.
Nariz da Esfinge de Gizé
Outro importante mistério em torno da Esfinge diz respeito ao seu nariz, que mede um metro de largura, pois a estátua aparenta ter o nariz quebrado. É relevante mencionar que só no século XX, em 1925, a estátua foi completamente revelada, sendo retirada toda a areia que a cobria. Alguns estudiosos supõem que o nariz foi alvo de balas de canhão das tropas de Napoleão Bonaparte.
Descubra a simbologia do Obelisco.
Não perca a oportunidade de explorar mais sobre este fascinante tema em nossa categoria de Símbolos e descubra inspirações incríveis para suas próximas tatuagens.