Hades (conhecido como Plutão na mitologia romana) é o deus grego dos mortos e o senhor do submundo. Ele governa o mundo subterrâneo, assim como as almas que lá estão. Filho de Cronos, o deus grego associado à agricultura e ao milho, e de Reia, a Deusa Mãe, Hades tinha cinco irmãos: Hera, a deusa do casamento e das mulheres; Deméter, a deusa das colheitas e das estações do ano; Héstia, a deusa do lar e da família; Poseidon, o deus do mar e dos terremotos; e Zeus, que governa o céu, o relâmpago e o trovão.
Luta de Titãs
Derrotado foi Cronos, que engoliu cinco de seus seis filhos, numa batalha contra seus três filhos, cada um possuindo uma arma: Zeus com seus raios, Poseidon com seu tridente e Hades equipado com seu capacete da invisibilidade. Após a vitória sobre os Titãs e seu próprio pai, foi decidido que Zeus ficaria responsável pelo reino dos céus, Poseidon pelo reino dos mares, e Hades pelo reino da terra.
Perséfone
Pela sobrinha Perséfone, filha da deusa Deméter, Hades se apaixona. Com essa paixão, decide raptá-la e levá-la ao mundo dos mortos, onde a fez sua esposa e Rainha do Submundo. Com receio de perdê-la, Hades lhe oferece sementes de Romã, a fruta do casamento, garantindo sua ligação com ela. Ao tomar conhecimento do sequestro de sua filha, a deusa das colheitas e estações do ano, Deméter, mergulha em profunda tristeza e negligencia a natureza.
Assim sendo, o acordo entre Zeus e Hades estipulava que Perséfone passaria 9 meses no Olimpo (equivalendo a 3 estações do ano) com sua família, enquanto os outros 3 meses ficaria no submundo. Desta forma, o inverno é marcado pelo tempo em que Perséfone permanece no submundo, enquanto o outono, a primavera e o verão representam sua presença no Olimpo.
Hades na Bíblia
Encontramos na Bíblia, Hades como a representação do “Sheol” (Shel), ou, em outras palavras, o lugar destinado aos mortos que esperam pela ressurreição, designado como “morte temporária”, que terminará com a ressurreição no juízo final. Textos bíblicos fazem referências a Hades como sinônimos para túmulos ou ao inferno.
Representação de Hades
Tradicionalmente, Hades é ilustrado usando uma coroa e segurando na mão esquerda um cetro de dois dentes, que simboliza vida e morte. Em sua mão direita, ele segura a coleira de seu cão de três cabeças, Cérbero, o guardião dos portões do reino de Hades.
Leia também Símbolos Gregos.
Para continuar lendo sobre o mundo fascinante dos símbolos, não perca a oportunidade de visitar nossa coleção exclusiva em Símbolos e descobrir mais detalhes envolventes!