O significado do jacaré é semelhante ao do crocodilo. Ele é um símbolo do senhor das águas primordiais, uma figura divina, ligada à noite e à lua. O jacaré expressa a voracidade noturna, aquela que devora diariamente o Sol diurno, e simbolizaociclosimbólicodosrenascimentos. De forma inevitável, a força do jacaré é como a própria noite dominando o dia, e a morte dominando a vida, seguindo esta sequência simbólica cíclica.
Na cultura chinesa, esse animal é visto como o criador do tambor e do canto, detendoopoderderegularoritmoeaharmoniadomundoedavida.
Devido a sua natureza, o jacaré está fortemente integrado à água, mas também se move pela terra, situando-se em uma posiçãointermediáriaentreoselementosterraeágua.
Em algumas culturas mitológicas, como a egípcia, o jacaré representao símbolodamorteedastrevas. A sua cauda simboliza as trevas, a boca a morte, enquanto seus olhos simbolizam o Sol. Para os Astecas, o mundo surgiu de um jacaré habitando um mar das águas originais.
O jacaré também simboliza a abundância, força e fertilidade. Seu simbolismo está intimamente associado ao do dragão, abrangendo contradições fundamentais. O jacarécarregaosmistériosda vidaedamorte, e a luzdosconhecimentosocultoseclipsada.
Veja também o significado do Dragão.
Explore o fascinante mundo dos Símbolos e descubra significados ocultos. Não perca a oportunidade de enriquecer seu conhecimento!