A ametista, uma pedra semipreciosa conhecida por suas propriedades equilibrantes e protetoras, simboliza a humildade, a moral e a paz de espírito. Usada historicamente por bispos para evitar excessos e na tradição cristã como um emblema de equilíbrio espiritual, essa joia rara também é famosa por suas supostas capacidades curativas. Descubra mais sobre o significado das pedras em nosso Website tatuagemarte.com.

A pedra ametista simboliza a humildade, a moral e o equilíbrio. É associada à proteção, proporcionando paz de espírito.
Conhecida como uma pedra semipreciosa, a ametista possui habilidades de manter o equilíbrio. Protege os seus usuários de qualquer tipo de embriaguez, incluindo não só aquela causada por álcool, mas também qualquer euforia que faça as pessoas perderem o controle.
Dessa forma, a origem da palavra ametista vem do grego ametius, que quer dizer “livre de embriaguez”.
Apesar da falta de comprovação, é possível que essa seja a razão de ser usada nos anéis dos bispos ortodoxos.
Os bispos, por causa de sua responsabilidade espiritual, necessitavam se proteger dos prazeres excessivos.
Em relação à sua cor, a ametista desempenha um papel importante para os cristãos, simbolizando através do violeta o clero e o equilíbrio entre o material e o espiritual. Na tradição cristã, a ametista traz consigo fortes valores de moralidade e humildade.
Ela também é conhecida por suas propriedades curativas para doenças como a gota e venenos, além de melhorar a memória e ajudar a obter bons sonhos.
Segundo Plínio, o Velho, um naturalista romano, a ametista serve como proteção contra feitiçarias.
Para tal uso, a pedra deve ser gravada com os símbolos da Lua e do Sol e ser pendurada no pescoço com penas de certas aves.
Leia também:
- Diamante
- Quartzo
- Símbolos de proteção
- Ametista
- Ônix
- Significados das pedras
Não perca a chance de explorar mais sobre Símbolos e descubra significados surpreendentes. Continue navegando em nossa coleção para encontrar inspiração para sua próxima tatuagem!