O laço é um símbolo de união, felicidade, energia, força, justiça, fortuna e o divino.
Os laços frequentemente estão relacionados às ações de “atar” e “desatar”, simbolizando a união, seja ela matrimonial, familiar, amistosa ou afetiva. No entanto, no Budismo, o chamado “nó da fortuna”, que, tal como a “Ouroboros” (a serpente que devora a própria cauda), se volta para si próprio, representa a sabedoria obtida através da evolução espiritual.
Confira também Símbolos de União e Amizade.
O símbolo da Maçonaria conhecido como “laço da união” refere-se aos deveres da vida; uma forma de ascensão espiritual que é mediada pelos deveres humanos. Portanto, representa a união dos homens com o universo.
Na Grécia, era comum que as imagens dos Deuses fossem atadas com um lacinho a fim de que não deixassem seu povo e o lugar; por outro lado, no Antigo Egito, o laço ou “Nó de Ísis”, a Deusa da Fertilidade e Maternidade, filha de Hórus, era um símbolo de eternidade. Assim, ele representava a união entre os deuses e os homens, o céu e a terra.
Na bruxaria, o laço era um elemento essencial em feitiços usados para “atar” alguém, energia ou ações. Em contraste, no Cristianismo, os “nós” ou “lacinhos” das vestimentas simbolizam os três votos: obediência, pobreza e castidade.
Veja também Símbolo do Câncer de Mama.
Aprofunde seus conhecimentos e explore mais significados na nossa coleção de Símbolos. Não perca a chance de descobrir histórias fascinantes.