A liberdade refere-se a uma condição de independência e livre-arbítrio, o que a torna o oposto do aprisionamento. Em outras palavras, a liberdade é definida pela ausência de restrições, significando que ‘estar livre’ implica não estar preso, seja fisicamente, psicologicamente ou socialmente.
É importante salientar que a palavra “Liberdade” é um termo bastante abrangente, possuindo diversos significados dependendo do contexto; no entanto, em áreas como a Psicologia, Filosofia ou Religião, o termo está relacionado com a ideia de “livrar-se de algo”, frequentemente associado a algo negativo que oprime e aprisiona. Por isso, muitas vezes, a liberdade representa o auge da felicidade, pois conseguir se livrar daquilo que aprisiona traz uma sensação de plenitude e felicidade para os indivíduos.
Símbolos da Liberdade
Os símbolos que simbolizam a liberdade podem estar associados a pássaros ou borboletas, que se transformam para alcançar a liberdade de voar. As aves, por possuírem asas (como a pomba, águia, falcão, gaivota, condor), fazem parte dos símbolos de liberdade, pois o ato de alçar voo simboliza a libertação da alma, do espírito e o poder. Além das aves, muitos mamíferos também são vinculados ao tema da liberdade e podem ser considerados símbolos, como o tigre, o golfinho e o cavalo, entre outros.
Cabala
No contexto da cabala, a figura de Lilith chama atenção como símbolo de liberdade. Criada juntamente com Adão, Lilith lutava por igualdade e independência, perseguindo assim a liberdade. Ela defendia que, tendo ambos originado da terra, eram iguais. Insatisfeita com sua condição, Lilith eventualmente fugiu, o que levou Deus a criar Eva, a partir da costela de Adão. Eva, diferentemente de Lilith, não contrariava as ideias de Adão, simbolizando a falta de liberdade que Lilith ansiava.
Etimologia da Palavra Liberdade
Do ponto de vista etimológico, ou seja, na origem das palavras, o termo “liberdade” tem raízes no grego eleutheria, que indicava poder e liberdade de movimento. Similarmente, no latim, a palavra libertas denotava independência. No alemão, por outro lado, a palavra para ‘liberdade’ (Freiheit) literalmente significa “pescoço livre”, remetendo aos grilhões da escravidão.
Não perca a oportunidade de navegar por mais conteúdos e descobrir significados incríveis em nossa categoria Símbolos. Aprofunde seu conhecimento e inspire-se.