Olá TIME, tudo em ordem com vocês? 🙂 No artigo de hoje vou esclarecer as principais dúvidas sobre o tratamento com Minoxidil, um composto que surpreendeu ao ser usado topicamente para estimular o crescimento de pelos em áreas falhadas. Vamos explorar essas questões juntos e, se você está em busca de inspiração para expressar sua individualidade, confira também a Tatuagemarte!
Olá TIME, tudo em ordem com vocês? 🙂 MINOXIDIL! No artigo de hoje vou esclarecer as Principais Dúvidas sobre este Tratamento. Pois é, reuni diversas questões que vocês enviaram após o meu último vídeo sobre MINOXIDIL, fiz uma pesquisa para trazer as respostas e agora compartilho tudo aqui! Vamos acessar o post para conferir? GO!!!

– O que é o Minoxidil?
Em 1965, a Medicina identificou o Minoxidil como um composto eficaz na redução da pressão arterial, tornando-se desde então uma alternativa significativa para o tratamento da hipertensão arterial. No entanto, uma Contra Indicação foi descoberta: o Crescimento de Pelos no Corpo. Muitas pessoas começaram então a usar o tratamento de forma tópica, em áreas sem Pelos ou Cabelo, transformando o Minoxidil no que conhecemos atualmente!
ASSISTA ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO:
– Devo aplicar Minoxidil apenas nas Falhas ou também na Barba e no Cabelo inteiro?
É melhor concentrar-se nas áreas falhadas, tanto do cabelo quanto da barba, permitindo que o composto atue nos folículos. Aplique o produto diretamente nas falhas e depois faça uma massagem no local para ativar e otimizar o efeito. Conversei com usuários anteriores e fiz leituras que recomendam evitar aplicar em áreas já com pelos. Se aplicar em regiões com fios fracos, há grandes chances de eles caírem, pois o tratamento substitui pelos antigos por novos e mais fortes.
– Quantas vezes por dia devo aplicar? E qual a quantidade correta?
Isso varia conforme o caso, mas geralmente 1 a 2 vezes ao dia é o recomendado. O Alex, que participou do vídeo comigo, usou 1 vez diariamente, à noite, durante 3 meses e depois repetiu o ciclo. Também pode ser utilizado duas vezes ao dia, mas deve-se atentar à exposição ao sol com o produto na pele ou no couro cabeludo. O aspecto da região pode não ser agradável se o composto ficar na pele, por isso muitos preferem aplicar 1 vez ao dia, já em casa. A quantidade ideal é 1 ml do produto, que geralmente vem marcado no dosador ou conta-gotas.
– O Minoxidil é eficaz para sobrancelhas também?
De acordo com minha pesquisa, SIM, ele pode ser aplicado na sobrancelha também. Contudo, por se tratar de uma área sensível e próxima aos olhos, muitos optam por mandar manipular uma fórmula de Minoxidil em Gel, para aplicação mais precisa nessa região. Algumas pessoas também utilizam um cotonete para aplicar o Minoxidil nas sobrancelhas, focando especificamente na área desejada.
– O que acontece se eu interromper o uso antes de concluir o tratamento, os pelos pararão de crescer?
O mais indicado é sempre completar o ciclo do tratamento para garantir a eficácia dos resultados. Então, se o seu tratamento é de 90 dias, faça questão de seguir todos esses 90 dias. Somente deve-se interromper o tratamento se o Minoxidil causar algum efeito colateral indesejado. É comum ouvir relatos de usuários que fazem uma pausa após o término de um ciclo para recomeçar, caso queiram fios mais densos, já que o Minoxidil pode causar algum ressecamento na pele. Quando o uso se estende além dos 3 meses, como em 6 meses, é aconselhável fazer uma interrupção de 1 a 2 semanas. Cada situação é única, por isso é sempre bom ter uma conversa com seu dermatologista, certo?
– Como evitar o surgimento de pelos em áreas indesejadas como rosto e braços?
O produto é de aplicação tópica, então aplique apenas nas áreas em que deseja promover o crescimento de pelos, tomando cuidado ao aplicar para que não atinja áreas indesejadas. Assim, aplique apenas onde deseja estimular o crescimento capilar, certo?MUITAS PESSOAS colocam Minoxidil na barba antes de dormir, e em seguida deitam no travesseiro, o que pode ser arriscado porque o produto pode ficar absorvido pelo tecido do travesseiro e estimular o crescimento de pelos em outras partes do rosto que você não desejaria.Fique atento a isso, tudo bem?A melhor prática é aplicar e aguardar de 40 minutos a 1 hora antes de se deitar.
– Qual médico devo procurar antes de iniciar o tratamento com Minoxidil?
Boa pergunta, consulte um Dermatologista, certo?Esse é o profissional especializado em cuidados com a pele, couro cabeludo e afins. Ele poderá dar as orientações precisas para o tratamento com Minoxidil e avaliar se você realmente necessita iniciar o uso do produto.
– O Minoxidil provoca espinhas ou cravos?
Depois de uma pesquisa em várias fontes, não encontrei MUITAS PESSOAS relatando esse problema como efeito colateral do Minoxidil! No tocante a espinhas ou cravos, pode usar com tranquilidade! Evidentemente, como qualquer produto aplicado na pele, especialmente se é uma solução líquida que pode ter uma textura mais oleosa, existe o risco de não reagir bem.Todavia, não existem muitos relatos sobre este caso. Caso surjam espinhas no local onde você aplica, o ideal é suspender o uso e consultar um dermatologista para esclarecer o que está acontecendo.
– Se eu aplicar o Minoxidil…clarecendo, tomar sol por apenas 5 minutos diariamente: há consequências?
Não é aconselhável se expor ao sol com o produto no rosto, como ele já tende a ressecar a pele significativamente, a exposição ao sol pode aumentar ainda mais esse efeito. Se não houver alternativa, há recomendações para aplicar o protetor solar algum tempo após o uso do produto.
– Coloral, o Minoxidil tem o potencial de acelerar os batimentos cardíacos?
Como vasodilatador, o Minoxidil, quando usado topicamente, ou seja, aplicado apenas em áreas específicas, geralmente não provoca aceleração cardíaca.Algumas pessoas, mas uma minoria muito pequena e mais sensível, podem experimentar isso, particularmente se aplicarem o Minoxidil no couro cabeludo, que conta com mais vasos sanguíneos. Isso, contudo, é bastante raro. Mas é aquela coisa, né, caso sinta qualquer efeito colateral, o ideal é interromper o uso e consultar um médico!
– O Minoxidil causa ressecamento na pele? Existe algum produto para prevenir isso?
SIM, há muitos relatos de quem afirma que o Minoxidil ressecou a pele ou os cabelos. É que ele contém álcool na fórmula, então acaba causando um certo ressecamento haha Recomenda-se durante o tratamento o uso de um hidratante para pele, para minimizar esse efeito. Há várias marcas de hidratantes, cremes e géis disponíveis, então é uma questão de escolha pessoal. Se o cabelo apresentar ressecamento devido ao uso do Minoxidil, é aconselhável aplicar condicionador nas pontas ao lavar. E não hesite em pedir auxílio ao seu cabeleireiro ou em consultar um dermatologista, para encontrar alternativas que ajudem a equilibrar esses efeitos, tudo certo?
– Tenho 16 anos e minha barba é irregular, devo aguardar até os 18 anos para utilizar?
Faço parte do grupo que prefere esperar, nunca usei Minoxidil porque não tinha necessidade, mas somente aos 24 anos minha barba preencheu completamente! Ainda tenho algumas falhas, como no queixo, porém não me incomodam tanto, então não vejo necessidade de iniciar o tratamento, mas se algum dia achar necessário, vou considerar! No entanto, para os mais jovens, adolescentes ou que acabaram de fazer 18 anos, asugestão é esperar um pouco, pois a barba pode completar naturalmente sem precisar de tratamento, tudo certo?
ENFIM! Procurei reunir as dúvidas mais frequentes sobre o Minoxidil e responder neste conteúdo de hoje TIME! Espero que tenha sido útil para vocês!
Ficou mais alguma dúvida? Comentem AQUI!!! Vamos trocar aquelas ideias o
Inscreva-se no Canal do Youtube do Tatuagem Arte:
Curta a Fan Page do Tatuagem Arte:
Não perca a oportunidade de saber mais sobre o universo de Cabelo, onde você encontrará dicas incríveis para transformar seu estilo!