
O ouro é conhecido, tradicionalmente, como o metal que mais se aproxima da perfeição e é o mais valioso entre todos. Representa perfeição, iluminação, conhecimento, nobreza, realeza e também a imortalidade. Além disso, simboliza o fogo purificador e está ligado à masculinidade.
Simbologias do Ouro
De acordo com a tradição grega, o ouro é uma evocação ao sol e está associado ao significado de riqueza, fecundidade, dominação, além de calor, amor e dádiva.
O ouro sempre carrega uma relação com a luz solar e o oriente, e foi um dos presentes que Jesus Cristo recebeu ao nascer, dado por um dos três Reis Magos.
Para os astecas, o ouro remete à pele nova da terra, antes que ela comece a verdejar no início das chuvas, simbolizando a renovação periódica da natureza.
Correlacionando com a maioria das culturas, a cor simbólica que representa o ouro é o amarelo dourado. Contudo, na cultura chinesa, essa cor é vista como o branco.
Na Índia, acredita-se que o ouro é a luz mineral, com um caráter tanto real quanto divino. Da mesma forma, muitas outras culturas associam o ouro ao divino e à nobreza, a ponto de se dizer que a carne dos deuses é feita de ouro, tal como a dos faraós egípcios. Imagens de Buda têm revestimento dourado para simbolizar iluminação e perfeição absoluta, um conceito compartilhado pelas imagens bizantinas, onde o fundo dourado alude à luz celeste.
O símbolo químico usado para representar o ouro é Au, derivado do latim aurum.
Ver também simbologia de Prata.
Navegue mais e descubra os significados por trás dos Símbolos. Visite nossa coleção para se inspirar nas suas próximas tatuagens!