O pássaro é uma representação de inteligência, sabedoria, leveza, divino, alma, liberdade e amizade. Gracias às suas asas e ao poder de voar, eles são frequentemente vistos como mensageiros entre o céu e a terra em várias culturas.
Contrastando com a serpente, o pássaro simboliza o reino celeste em oposição ao reino terrestre.

Simbolismo dos pássaros nas culturas islâmica, celta e no alcorão
Na cultura islâmica, os pássaros são vistos como os símbolos dos anjos, porque assim como os anjos, têm asas e podem alcançar os céus. Para os celtas, eles simbolizam os mensageiros dos deuses, acreditando-se que sejam auxiliares divinos. São também emblemáticos da liberdade divina.
É interessante observar que os ninhos, muitas vezes, comparados ao paraíso, representam um refúgio escondido e inacessível, a morada mais elevada. No alcorão, o pássaro figura como o símbolo da imortalidade da alma, através de sua função de mediador entre o céu e a terra.
Pássaros noturnos, muitas vezes, simbolizam as almas de outros mundos e são tidos como mensageiros de más notícias.
Tatuagem de pássaros
Pássaros em voo são emblemas de liberdade e independência, contrastando nitidamente com a imagem de um pássaro numa gaiola.
Frequentemente, nas tatuagens, pássaros em voo são retratados. Geralmente delicadas, essas tatuagens são populares entre mulheres. Já os desenhos realistas de pássaros são uma escolha comum entre homens. As composições de pássaros com flores também são bastante procuradas.



Significados e simbolismos de várias espécies de pássaros
Pintassilgo

Este pássaro simboliza a Paixão de Cristo por sua face vermelha e sua ligação aos cardos e espinhos. Também é símbolo de fertilidade e proteção contra pragas.
Pisco

O pisco está associado à Paixão de Cristo, segundo uma lenda que descreve esse pássaro tirando espinhos da coroa de Cristo, manchando de sangue seu peito. Este aspecto originou sua coloração facial e peitoral avermelhada. Na Europa, é um símbolo de Natal, vinculado ao solstício de inverno.
Cotovia

A cotovia simboliza a união entre o céu e a terra, com seu voo veloz para o céu seguido de um mergulho. Seu canto matinal, frequentemente emitido durante o voo, representa felicidade.
Alegrias são expressas pelo canto da cotovia.
Símbolo da esperança, sorte e criatividade, a cotovia também carrega esse significado especial. No cristianismo, seu canto representa uma oração alegre a Deus.
Poupa

No contexto do Antigo Egito, a poupa simbolizava alegria, afeto e amor filial, devido à crença de que esse pássaro cuidava de pais idosos. Já para os chineses, ela é um símbolo de sorte.
Rouxinol

Com um canto lírico e perfeito, o rouxinol se destaca, tendo mais de 300 canções de amor. Embora belo, seu canto possui um tom melancólico, que representa a expressão de tristeza ao perceber a chegada do dia. Ele também simboliza a ligação entre amor e morte.
Para os cristãos, seu canto simboliza a ânsia pelo paraíso e a luz de Cristo.
Para explorar mais sobre a simbologia de outros pássaros:
- Beija-Flor
- Andorinha
- Aves
- Rola
- Pomba
- Papagaio
- Colibri
- Águia
- Coruja
- Falcão