A porta, símbolo de transição entre o conhecido e o desconhecido, representa tanto novas oportunidades quanto o fim de ciclos. Em diferentes culturas e religiões, ela carrega significados profundos, como a entrada para o céu ou o renascimento, destacando a importância da humildade e do respeito. Descubra mais sobre a rica simbologia das portas e outros elementos em Tatuagemarte.
A passagem entre dois mundos ou duas situações, o conhecido e o desconhecido, é simbolizada pela porta. Ela tem, portanto, o caráter de revelar algo.
Estar às portas da morte significa, então, estar quase a conhecer a morte, ou seja, morrer.
Dizer que uma porta se abre implica que existe uma nova oportunidade para algo, podendo também indicar um novo estágio de vida.
Já uma porta que se fecha simboliza recusa, negação ou rejeição, podendo significar o fim de uma fase.
Religião
Na Bíblia, o termo porta é frequentemente usado, referindo-se à entrada para o céu.
Alguns exemplos de passagens bíblicas são citados:
“Eis que estou à porta e bato.”. Esta frase reflete o convite de Cristo às pessoas.
“É mais fácil um camelo passar por uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.”. Este versículo retrata a dificuldade de ingressar no reino dos céus. A agulha mencionada era uma porta estreita, dificultando assim a passagem dos camelos.
Nos templos maçônicos, as portas são baixas para que as pessoas tenham que se abaixar ao entrar, simbolizando humildade e respeito. Isso também indica a dificuldade de adentrar no reino dos céus. Após cruzar a porta e se erguer, é como se a pessoa estivesse renascendo para uma nova vida.
Consulte também a simbologia da Chave e do Torii, símbolo tradicional japonês.
Interessado em descobrir mais sobre o significado por trás de cada design? Visite nossa categoria, e aprofunde-se em uma variedade encantadora de Símbolos.