A prata, com sua conexão íntima com a Lua e atributos de sabedoria e pureza, contrasta com o ouro, que simboliza o amor divino e se associa ao Sol. Este metal precioso não apenas reflete significados culturais e mitológicos profundos, como também inspira uma variedade de expressões artísticas. Descubra mais sobre a simbologia de metais e outros elementos em tatuagemarte.com.
A prata é uma representação da Lua e é vista como um princípio feminino – lunar, passivo e branco, contrastando com o ouro – que é solar, ativo e amarelo, simbolizando um princípio masculino.
Quando comparada ao ouro, a prata simboliza a sabedoria divina, ao passo que o ouro é visto como o amor divino voltado para a humanidade. Ouro e prata são como fogo e água.
Para os egípcios, os deuses possuem ossos de prata, enquanto sua carne é feita de ouro.
Na mitologia grega, Ártemis personifica a Lua, a virgindade e a caça. Irmã gêmea de Apolo, o deus do Sol, Ártemis usava arco para caçar e suas flechas eram feitas de prata.
Transparente como um cristal ou clara como a água, a prata também simboliza pureza, franqueza, consciência tranquila e fidelidade.
A prata tem associação com a dignidade real. O Rei Nuada não podia herdar o trono após perder um braço na primeira batalha de Moytura – deformidades ou mutilações desqualificavam as pessoas. Contudo, depois que seu médico lhe colocou uma prótese de braço de prata, seu direito ao reinado foi restaurado.
Derivada do latim argentum, e oriunda do sânscrito, a palavra tem significados de branco e brilhante.
Veja também a simbologia do Ouro.
Para aprofundar seu conhecimento sobre os fascinantes significados de desenhos, não deixe de visitar nossa categoria de Símbolos e descubra todos os detalhes que tornam cada símbolo único.