O deus egípcio Ptah, venerado como o grande arquiteto do universo, é uma figura central na mitologia egípcia, simbolizando a força criativa e a proteção dos artesãos. Junto com Sekhmet e Nefertum, ele forma a trindade de Mênfis, influenciando até mesmo a etimologia do nome Egito. Para explorar mais sobre símbolos e mitologia, visite nosso Website tatuagemarte.com.
A divindade egípcia Ptah é vista como o construtor do mundo e fonte de vida. Ele encarna a força criadora por meio de suas mãos, que simbolizam o potencial de criação. Os egípcios acreditam que esse deus foi o responsável pela formação do céu e da Terra.
Foi talvez em Ptah que surgiu a concepção de Deus como o grande arquiteto; razão pela qual ele é querido entre os maçons. Dessa forma, Ptah é associado à proteção dos pedreiros, carpinteiros, pintores, dentre outros.
Juntamente com Sekhmet e Nefertum, esse deus forma a trindade de Mênfis – uma antiga cidade egípcia – e, frequentemente, é retratado segurando um bastão com um ankh, a cruz egípcia, que representa para esse povo a chave da vida, ou a eternidade. O escaravelho é o seu animal simbólico.
Como pai de Nefertum e Maahes, Ptah teria sido casado com Sekhmet e é conhecido como um grande defensor do Egito. É interessante notar que o nome do país deriva da pronúncia grega da expressão Egyptian, “Hwt-Ka-Ptah”, que significa “casa do espírito de Ptah”.
De acordo com a lenda, Ptah teria salvado a cidade antiga de Pelúsio, no Baixo Egito, ordenando que vermes devorassem as armas dos inimigos assírios, evitando assim sua invasão.
Leia também Símbolos Egípcios.
Para continuar lendo sobre significados fascinantes, não perca a chance de explorar nossa coleção completa de Símbolos. Descubra mais e amplie seu conhecimento hoje mesmo!