O ramo simboliza vitória e triunfo de forma especial. Para os cristãos, remete à piedade e à derrota do pecado, enquanto para os judeus, ele representa um dos símbolos da paz e da abundância.

Ramo de Louro
Na mitologia greco-romana, Apolo — poderoso deus do sol, um dos doze deuses olímpicos e filho de Zeus — teria nascido de uma palmeira. Além disso, ele começou a usar uma coroa de louros porque Dafne, por quem se apaixonara, se transformou em um loureiro para se esconder dele. Desta forma, os ramos e a coroa de louros foram amplamente oferecidos como prêmios a militares e atletas.

Ramo de Oliveira
Segundo a Sagrada Escritura, após o dilúvio, uma pomba trouxe a Noé um ramo de oliveira:
“E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.” (Gênesis 8,11)
Por esse acontecimento, entre os cristãos, o ramo simboliza vitória sobre o pecado.
Veja também a simbologia da Pomba.

Domingo de Ramos
No catolicismo, o Domingo de Ramos é comemorado no domingo que antecede a Páscoa, marcando o início da Semana Santa. Neste dia, os fiéis levam ramos à igreja para rememorar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Que tal conhecer os Símbolos da Páscoa?
Não perca a chance de visitar a nossa coleção incrível de Símbolos e descobrir o significado por trás de cada arte! Continue navegando para se inspirar ainda mais.