O sêmen é um símbolo de criação e força vital, visto em várias culturas como um elemento sagrado e gerador de vida. Desde rituais antigos até crenças orientais, sua representação é ampla e diversa. Para explorar mais símbolos e arte, visite Tatuagem Arte.
O sêmen simboliza a força vital, a origem da criação e do nascimento.
A simbologia do sêmen
Uma nova vida é criada através do sêmen quando este encontra o óvulo, o que o torna um elemento que representa a força criadora e a potencialidade da geração de algo novo.
Sem o sêmen e sua função reprodutiva, a espécie estaria fadada à extinção. Sendo um gerador de vida, ele se liga à simbologia do nascimento.
O significado do sêmen em diversas culturas do mundo
No contexto dos rituais Essênios, o sêmen era um símbolo do corpo de Cristo. Em um ritual simbólico dessa cultura, o sêmen do escolhido era utilizado em batismos ou iniciações e acreditava-se em seu poder curativo através da unção.
Nas antigas culturas orientais, pensava-se que as pedras preciosas eram manifestas do sêmen divino. Os chineses acreditavam, por exemplo, que a pedra jade era resultado do sêmen de um dragão celestial.
Dentro do Budismo e do Taoísmo, o sêmen também é altamente respeitado. Nessas culturas, o orvalho serve como metáfora para o sêmen. A crença era de que o orvalho representava uma chuva que fertiliza a terra, assim o orvalho virava uma metáfora para o sêmen.
O que é o sêmen?
Do ponto de vista biológico, o sêmen é um fluido secretado pelas gônadas de machos de certas espécies animais.
No passado, havia a crença de que o sêmen originava-se do cérebro. Supunha-se que a vida apenas poderia surgir do que caracteriza o homem, ou seja, seu cérebro. Atualmente, sabe-se que o sêmen não tem o cérebro como origem.
Conheça também:
- Símbolos da Vida
- Símbolos de Força
- Árvore da Vida
Navegue mais na nossa categoria de Símbolos e descubra novos significados inspiradores para suas tatuagens. Aprofunde seus conhecimentos com conteúdos ricos e surpreendentes!