As sereias, com sua beleza encantadora e cantos hipnotizantes, personificam os riscos e seduções do mar, simbolizando a autodestruição através da paixão e da ilusão. Exploradas em mitos e tatuagens, elas nos lembram de estar atentos às armadilhas do desejo. Descubra mais sobre esses fascinantes símbolos em Website tatuagemarte.com.
A sereia é um símbolo de sedução fatal. Com o tronco e a cabeça de mulher e a parte inferior do corpo como um peixe, elas encantam os marinheiros com sua beleza e cantos melodiosos, atraindo-os para a morte.
Simbologia de sereia
Inicialmente, a sereia era representada como uma figura com a cabeça e o torso de mulher e o corpo de uma ave. Entretanto, a versão mais reconhecida é a da sereia metade mulher e metade peixe, originária da tradição e cultura nórdica.
As sereias personificam os perigos e riscos presentes na navegação marítima, sendo vistas como seres sedutores e nocivos, que atraem os marinheiros para sua destruição, devorando-os.
Além disso, as sereias são vistas como criações do subconsciente e, em comparação com a vida, representam as armadilhas e seduções da paixão e do desejo, revelando e atraindo os instintos mais primitivos do ser humano. Dessa forma, elas simbolizam a autodestruição por meio da paixão, da ilusão e do insensato, cegando a razão.
Em uma de suas viagens, Ulisses teve que se amarrar ao mastro do seu navio, no centro da embarcação, para resistir aos encantos da sereia, mantendo-se assim atado à razão. Trata-se de uma metáfora que expressa a proteção contra as ilusões da paixão.
Continue navegando para descobrir os significados por trás das tatuagens e visite nossa coleção completa em Símbolos para se inspirar ainda mais.