
Em todo o mundo, a ausência de luz ou cor, que é o preto, está muitas vezes ligada ao mal. Essa cor simboliza condenação, angústia, penitência, mistério e o reino subterrâneo.
No entanto, também é vista como um símbolo de fertilidade, autoridade e sofisticação.
No contexto do Cristianismo e do Islamismo, o preto é associado ao luto. Para os islamitas, além de representar tristeza, também serve como amuleto contra o mau-olhado.
Na Astrologia, a cor negra é referência a Saturno, evocando o deus grego Saturno, ligado à velhice e à morte.
Até animais de pelagem preta são conectados a conotações negativas. Nos países árabes, por exemplo, acredita-se que cães pretos trazem morte para as famílias e galinhas pretas são utilizadas em feitiçaria.
Leia Gato Preto.
No Japão, o preto está associado a desastres, entre outros significados negativos.
Originariamente, o simbolismo do preto tocava em temas de fecundidade e reflete também poder e autoridade.
No Antigo Egito, o preto simbolizava ressurreição e vida eterna, pois os egípcios acreditavam que a vida emergia da escuridão, sendo assim associada à deusa da fertilidade.
O preto é considerado oposto ao branco, cor que simboliza a pureza e a santidade. No Yin Yang, a junção do preto e do branco representa a combinação de energias opostas que criam a vida.
Yin, que faz parte do símbolo, é o princípio feminino e está na porção preta.
Na cultura africana, o branco é a cor da morte. Por outro lado, a cor preta é vista como capaz de afastar a morte, sendo ligada à cura.
Durante o Ano Novo, vestir preto pode indicar azar, mas também simboliza independência, pois como ausência de cor, não se liga a nenhuma outra.
Conheça mais Significados das Cores.
Não perca a oportunidade de explorar mais sobre os mistérios dos astros e Astrologia. Aprofundar seus conhecimentos pode trazer novas perspectivas para sua vida.