O verde é uma cor rica em simbolismos culturais e religiosos, representando desde a esperança e renovação até a fertilidade e espiritualidade. No islamismo, é uma cor sagrada, enquanto no Ocidente, simboliza a primavera e novos começos. Descubra mais sobre os significados das cores e inspire-se para sua próxima tatuagem em Tatuagemarte.

A cor verde é associada à esperança, à natureza e também ao dinheiro.
Para cristãos, simboliza o triunfo da vida sobre a morte, remetendo à renovação e ao renascimento. Essa cor é comum durante a Epifania (o tempo litúrgico que sucede o Natal) e também no domingo após o dia de Pentecostes.
O verde é um símbolo sagrado dentro do Islamismo. Trata-se da cor do manto e do turbante de Maomé, que simboliza a renovação espiritual.
Consequentemente, essa é a cor mais relevante para essa religião. Para os fiéis islâmicos, ela simboliza a fertilidade, o conhecimento espiritual e o paraíso. A crença é que, ao adentrar o Paraíso, as pessoas estão vestidas de verde.
A bandeira do Islão possui a cor verde e, para os muçulmanos, ela simboliza a salvação. Os santos são retratados vestindo trajes verdes, assim como os guerreiros muçulmanos durante as Cruzadas também usavam essa cor.
O homem verde celta é reconhecido como o deus da vegetação e da fertilidade. No Ocidente, o verde é a cor da primavera e indica o início de um novo ciclo de vida. Por isso, na China, está associado ao trovão e ao despertar da energia yang na primavera.
Sendo uma cor refrescante, o verde é ligado ao elemento madeira e simboliza longevidade, força e esperança.
Oferecer algo verde é considerado auspicioso, pois acredita-se que dar algo verde, sobretudo pela manhã, trará sorte à pessoa que o recebe.
Embora simbolize esperança e imortalidade, também representa a morte.
A razão é que, enquanto ramos verdes simbolizam imortalidade universalmente, a palidez esverdeada dos enfermos se opõe à ideia de juventude.
O verde da inocência jovem, em contraste com a cor do amadurecimento dos frutos, mistura-se com o verde do bolor e da decadência. Esta analogia reflete novamente a relação entre a vida e a morte.
Na Europa medieval, o verde foi associado ao diabo e vestir essa cor era considerado azarado.
Na heráldica, simboliza alegria, esperança e fidelidade.
Veja mais sobre significados de cores.
Descubra mais sobre este fascinante mundo e aprofunde seus conhecimentos visitando nossa coleção completa em Símbolos. Não perca a oportunidade de enriquecer sua compreensão sobre cada elemento.