Com suas nuances vibrantes e significados profundos, a cor vermelha é uma das mais complexas e emocionantes, representando desde a paixão e sorte até a guerra e o perigo. Explore o fascinante simbolismo do vermelho e descubra como ele se conecta a diversas culturas e tradições. Para saber mais sobre cores e símbolos, visite o Website tatuagemarte.com.

De maneira geral, a cor vermelha simboliza o guerreiro ou mártir, além de denotar força e coragem.
Os significados do vermelho são variados, principalmente quando se trata das suas tonalidades: vermelho claro brilhante e vermelho escuro.
Essas nuances fazem dela a cor mais ambígua. São representações que vão, de um lado, do amor e da sorte (vermelho claro) e, de outro, da guerra e do perigo (vermelho escuro).
Similar aos princípios feminino e masculino, ouro e prata, o vermelho escuro está ligado ao noturno e ao feminino, enquanto o vermelho claro está associado ao diurno e masculino.
O vermelho relaciona-se com fogo, sangue, calor, romance, juventude, paixão, beleza e emoção.
Vestir-se de vermelho na festa de Reveillon é um sinal do desejo por muita paixão ao longo do novo ano.
Na cromoterapia, que é a terapia das cores, o vermelho destaca-se como uma cor potente, usada para estimular o sistema nervoso e ativar a circulação.
No entanto, é aconselhável evitar o uso excessivo, pois pode causar ansiedade e nervosismo, remetendo-nos à imagem de uma pessoa com a face vermelha, simbolizando raiva ou vergonha.
Na cultura asiática, o vermelho é sinônimo de sorte e alegria. Para os budistas, é a cor da criatividade. Já no Japão, apenas mulheres e crianças vestem-se de vermelho.
No dia a dia, o vermelho é visto em semáforos, botões de emergência, bem como em sinais de perigo e advertência.
Descubra mais sobre os Significados das Cores.
Visite nossa coleção em Símbolos e descubra significados ocultos que podem inspirar sua próxima tatuagem. Não perca!