O símbolo da cruz de São Pedro, que é também conhecido como cruz invertida, remonta a São Pedro (I a.C.-67 d.C), um apóstolo de Jesus Cristo que se tornou o primeiro Bispo de Roma. Durante aproximadamente 10 anos, ele liderou a Igreja Católica em Jerusalém e, em 42 d.C., foi o fundador da Igreja na cidade de Roma.

Com a acusação de ser cúmplice no incêndio de Roma, São Pedro foi aprisionado sob ordens do imperador Nero. Na hora de sua crucificação, ele requereu ser feito de cabeça para baixo, afirmando: “Não sou digno de morrer como meu mestre Jesus“. Este gesto simboliza seu profundo amor, humildade e respeito.

Assim, seu pedido foi cumprido e a cruz passou a ser conhecida como a cruz de São Pedro, sendo empregada em muitos rituais católicos. Ademais, o símbolo da cruz invertida é usado por diversas igrejas, como a presbiteriana e metodista, juntamente com chaves cruzadas que representam as conhecidas chaves de São Pedro.
Cruz Invertida como Símbolo Satânico
Por outro lado, a cruz invertida também é reconhecida como um símbolo satanista medieval, dado que suas cerimônias eram pautadas em ideias contrárias ao cristianismo. Desde então, seitas satânicas adotaram a cruz para representar o anti-cristo, simbolizando assim as forças do mal e a rejeição aos dogmas cristãos.
Esse símbolo também é utilizado por um grupo secreto cuja meta é governar o mundo por meio de uma Nova Ordem Mundial. Para mais informações, veja Símbolos Illuminati.
Tatuagem de Cruz Invertida


Com a popularização, em grande parte devido aos filmes e à cultura pop associando-a ao satanismo, muitos seguidores dessa crença começaram a optar pela cruz invertida em suas tatuagens.
Essa cruz simboliza o anti-cristo, um conceito que se alinha à ideia de que a liberdade pessoal e o prazer são prioritários.
Leia também:
- Cruz do Enxofre
- As variações e simbolismos da Cruz
Não perca a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e visitar nossa coleção em Símbolos, onde você encontrará histórias fascinantes por trás de cada desenho.