A coruja, símbolo de sabedoria e misticismo, é uma ave de rapina noturna cercada por significados espirituais e culturais diversos. Desde a representação da alma feminina para os aborígenes australianos até sua associação com a deusa grega Atena, essa ave carrega simbolismos profundos e complexos. Para saber mais sobre como a coruja pode inspirar suas escolhas de tatuagem, visite tatuagemarte.com.
Um animal que representa sabedoria, inteligência, mistério e misticismo é a Coruja. Contudo, essa ave de rapina noturna, também é associada a mau augúrio, azar, escuridão espiritual, morte, trevas e bruxaria.

Simbologia Mística e Espiritual da Coruja
Com suas garras afiadas e capacidade de enxergar na escuridão, a coruja simboliza a lua, o misticismo e o bom augúrio devido à sua natureza noturna.
Diferentes culturas conferem significados diversos a este animal. Muitas atribuem à coruja um simbolismo espiritual. Para os aborígenes australianos, ela representa a alma das mulheres.
Pelo contrário, algumas crenças a associam à morte, desastres e azar, acreditando que seus gritos e olhar penetrante são prenúncios de eventos negativos. Antigas culturas também a viam como governante da noite e protetora dos mortos, além de guardiã do submundo.
Simbologia da Coruja entre os Astecas e na Europa Medieval
Os astecas viam a coruja como símbolo do “Deus dos Infernos“. Havia crenças de que estas aves vinham ao mundo para devorar as almas dos moribundos.
Durante a Europa Medieval, acreditava-se que corujas eram na verdade bruxas disfarçadas. Hoje, ela ainda simboliza a divindade da morte e é vista como a guardiã dos cemitérios.
Simbolismo da Coruja na Mitologia Greco-Romana
Na Mitologia Grega, Atena, deusa da sabedoria e justiça, tinha a coruja como símbolo. Diz-se que o mascote da deusa, em função do seu poder de clarividência, revelava segredos da noite à luz da lua.
A deusa Romana Minerva, que também guardava atributos de sabedoria e artes, era representada por uma coruja como Atena.

Com a habilidade de enxergar na noite, os gregos e nativos americanos viam a coruja como um oráculo do conhecimento oculto, possuidor de poder de clarividência. Enquanto os homens dormem, as corujas revelam mistérios, por serem capazes de “ver o todo”.
Além disso, na mitologia Grega, Ascáfalo, filho de Aqueronte e Ninfa Orfne e guarda de Plutão, transformado, também é simbolizado pela coruja. Do grego, “coruja” (Gláuks) adquire o significado de “brilhante, cintilante“, enquanto em latim (Noctua) refere-se à “Ave da noite“.
Representação da Coruja para os Hindus
Na cultura hindu, a deusa “Lakshmi”, simbolizando prosperidade e sabedoria, é muitas vezes representada por uma coruja branca.
Simbologia da Coruja em Tatuagens
Em tatuagens, a coruja frequentemente simboliza sabedoria, inteligência e conexão com o místico. Ela pode ser apresentada com aparência realista, em formas místicas, ou de modo mais meigo e simpático, entre outras variações.

Este belo animal pode ser tatuado no braço, peito, costas, pernas ou nos dedos, permitindo à pessoa transmitir um simbolismo de ligação com a espiritualidade.
Leia também:
- Coruja Maori
- Símbolo da Pedagogia
- Símbolos da Sabedoria
Descubra mais detalhes fascinantes no mundo dos Símbolos e inspire-se para suas próximas tatuagens personalizadas. Visite agora e amplie seu conhecimento.