
O Símbolo Hippie representa paz e amor. Na Inglaterra, é chamado de “Ban the Bomb” (Proíba a Bomba), que foi o lema da campanha de desarmamento nuclear iniciada em 1958, para a qual o símbolo foi criado na Inglaterra.
Gerald Holtom desenhou o símbolo, cujo significado é nuclear disarmament (desarmamento nuclear, em português), para integrá-lo ao protesto contra armas nucleares.
Associado ao movimento hippie que emergiu em 1960, foi aceito rapidamente por esse grupo cultural.
O símbolo, dentro de uma circunferência, é composto por traços que representam o movimento de duas bandeiras nas mãos de alguém. Baseia-se nas letras ‘n’ de nuclear e ‘d’ de disarmament do alfabeto de sinais por bandeira.
No gesto inicial, os braços se afastam e as bandeiras apontam para baixo, simbolizando descontentamento com a ameaça nuclear.
Na segunda postura, com um braço erguido e o outro abaixado, as bandeiras acompanham a posição dos braços, significando desarmamento.
O desenho surgido deste posicionamento das bandeiras é o de uma circunferência dividida ao meio, com traços diagonais formando um V invertido.
Mais tarde, Holtom sugeriu a inversão do símbolo para expressar celebração pela paz (braços erguidos) em vez de braços caídos, indicando rendição ou derrota.
Conhecido também como cruz pé de galinha ou cruz de Nero, foi concebido pelo Imperador Romano Nero, que o nomeou sinal do cristão quebrado. Pedro foi crucificado em uma cruz desse formato.
Leia também Símbolo de Paz e Amor e Cruz-pé-de-galinha.
Para saber mais sobre os significados por trás de diferentes tatuagens, visite nossa categoria completa de Símbolos e deixe-se inspirar. Aproveite para descobrir as histórias fascinantes por trás dos seus desenhos favoritos!