A origem de alguns símbolos da páscoa remonta às antigas celebrações europeias do início da primavera, simbolizando renovação e esperança.
Para os cristãos, a Páscoa tem como significado a RessurreiçãodeCristo. Para os judeus, simboliza a libertação da escravidão; assim, ambas as culturas reverenciam a esperança e o renascimento.
Quer seja no hebraico Pessach, no latim Pascae ou no grego Paska, a palavra Páscoa denota “passagem”.
Símbolos Cristãos da Páscoa
A Páscoa é vista como um dos momentos religiosos mais relevantes para os cristãos.
Na semana anterior ao Domingo de Páscoa, ocorrem celebrações que remetem aos eventos que antecederam a morte e ressurreição de Jesus.
Dentre elas estão: Domingo de Ramos, a quinta-feira santa e a sexta-feira santa.
Simbologia do Coelho

Como o maior símbolo da páscoa cristã, o coelho (representa o nascimento, a fertilidade e a esperança) sugere a nova vida, em uma alusão à ressurreição de Cristo, que ocorreu no terceiro dia após sua morte.
Simbologia dos Ovos de Páscoa

Similarmente, o ovo de páscoa ilustra nascimento, renovação da natureza em intervalos regulares, muitas vezes associado ao coelho.
Na Antiguidade, alguns povos tinham por costume trocar ovos cozidos e pintados com a chegada da primavera, prática adotada por cristãos modernos, levando à tradição atual de dar ovos de chocolate no Domingo de Páscoa.
Simbologia do Peixe

O peixe é um símbolo cristão que representa a vida e utilizado de modo secreto pelos primeiros cristãos devido à perseguição.
A palavra peixe, no idioma grego Ichthys, é um acrônimo para a frase “IesousChristosTheouYiosSoter”, traduzindo-se como “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
Na Sexta-feira Santa, é tradição evitar carne e consumir peixe como substítuto.
Simbologia do Cordeiro

Para judeus e cristãos, o cordeiro simboliza o sacrifício de Cristo pela salvação da humanidade, sendo um dos mais antigos símbolos pascais.
A associação entre o cordeiro e Jesus Cristo pode ter suas origens nos ritos de sacrifício dos templos judeus durante a Páscoa, onde um cordeiro puro era oferecido para expiação dos pecados.
Nas Escrituras, o termo cordeiro frequentemente representa Cristo.
Leia mais sobre os Símbolos do Cristianismo.
Simbologia dos Ramos de Palmeira

Os Ramos de Palmeira são expressão de boas-vindas a Jesus Cristo e estão associados às festividades. A Semana Santa principia com o Domingo de Ramos, comemorando a entrada triunfante de Cristo.
em Jerusalém, onde as pessoas enfeitaram as estradas com ramos de palmeiras, houve a entrada triunfal de Jesus.
Nos dias atuais, esse costume persiste e é comum ver as pessoas, no domingo que antecede a Semana Santa, levando ramos de palmeira às igrejas para comemorar.
Descubra mais sobre o Domingo de Ramos em Ramo
Simbologia da Cruz Cristã

No simbolismo pascal, a cruz é a representação do sacrifício e do sofrimento que Jesus Cristo enfrentou para redimir a humanidade. É um dos símbolos centrais da fé cristã.
Foi na Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, que Cristo foi torturado e crucificado até a morte.
Não deixe de explorar a simbologia do Crucifixo
Simbologia do Pão e Vinho

O pão e o vinho, símbolos do corpo e sangue de Cristo, são elementos pascais que aludem à vida eterna e à ressurreição de Jesus.
A “Última Ceia”, quando Jesus divide o pão e o vinho com os 12 apóstolos, ocorreu poucos dias antes das celebrações pascais.
Simbologia da Vela

As velas ou círios pascais, frequentemente adornados com as letras gregas alfa e ômega, remetem ao início e ao fim, formando uma referência à morte e ressurreição de Jesus Cristo.
No Sábado de Aleluia, a vela é acesa, simbolizando a ressurreição e a luz de Cristo que guia a humanidade.
Simbologia dos Sinos

No Domingo de Páscoa, os sinos tocam como símbolo de celebração e amor, anunciando a ressurreição de Cristo. Este som indica o término da Quaresma, que é um período de 40 dias de penitência antes da Páscoa.
Simbologia da Colomba Pascal

A colomba pascal, de origem italiana, é um pão doce moldado em forma de pomba. No Cristianismo, ela simboliza o Espírito Santo, a paz e a esperança.
Simbologia da Páscoa Judaica
Para os judeus, esta é igualmente uma festividade de grande importância, marcando a comemoração da libertação e da fuga rumo ao Egito.
A refeição pascal, conhecida como “seder,” inclui:
- Charoset (uma pasta feita de frutos e nozes), evocando a argamassa usada pelos judeus nas construções no Egito.
- Costela de cordeiro – simboliza os cordeiros utilizados nos sacrifícios durante a celebração judaica.
- Ervas amargas – aludem à aflição e sofrimento do tempo de escravidão, imersas em água salgada, simbolizando as lágrimas dos judeus escravizados.
- Ovo cozido – representa o início de um novo ciclo de vida.
- Pão Matzá (pão não levedado) – remete à pressa com que os judeus partiram do Egito, sem tempo para que o pão crescesse.
- Salsa – simboliza a humildade do povo judeu.
Que tal aprender sobre Símbolos Judaicos?