Carnaval, a festa mais popular no Brasil, é simbolizada por diversos elementos.
Itens e personagens visam alegrar o público nessa celebração pagã que também acontece em outros lugares do mundo.
Máscara

Em Veneza, os nobres usavam máscaras para manter o anonimato e assim podiam curtir a festa junto com a classe menos privilegiada.
No Brasil de hoje, a máscara é amplamente usada principalmente nos bailes de carnaval em salões.
Fantasias

Além de esconder identidades, as fantasias oferecem às pessoas a oportunidade de se transformarem em algo diferente durante o período carnavalesco.
Dessa forma, no carnaval, é possível que os pobres imaginem ser ricos e que os homens se disfarcem de mulheres, por exemplo.
Personagens do Carnaval
Rei Momo

Na mitologia grega, o Rei Momo era conhecido como o deus do sarcasmo e do delírio. Ao julgar os deuses para destacar seus feitos, fazia advertências sobre as imperfeições em suas criações, tornando-se famoso como um personagem cheio de sarcasmo.
No Brasil, desde a década de 30, foi coroado como a figura central do carnaval. Em muitas cidades, realiza-se uma eleição anual para escolher quem irá interpretar esse personagem.
Pierrô, Arlequim e Colombina

Arlequim, um esperto e astuto jovem, recebe o amor de Colombina, uma bela serva de uma dama. Por outro lado, Pierrô, que é pobre e ingênuo, guarda silêncio sobre seu amor por Colombina.
Estas personagens, que formam um triângulo amoroso, tiveram sua origem na Itália, durante a commedia dell’arte, um teatro popular que animava o público nos intervalos dos espetáculos principais.
No Brasil, é comum ver foliões vestirem-se como essas figuras típicas do carnaval.
Confete e serpentina

A tradição de atirar confetes coloridos em pessoas começou em Paris em 1892. No ano seguinte, a serpentina se incorporou às diversões carnavalescas.
Carros alegóricos

Na Europa, além de se fantasias, as pessoas passaram também a decorar seus carros para a folia nas ruas. No Brasil, essa prática surgiu com a organização de blocos, no final do século XIX.
Gostou do conteúdo? Dê uma olhada em outros artigos:
- Símbolos Musicais
- Simbologia do Palhaço
- Símbolos de Natal
Para saber mais sobre a diversidade e significados, não perca a oportunidade de visitar nossa coleção em Símbolos. Deixe-se surpreender e descubra tudo o que te inspira!