O Hamsá, amuleto em forma de mão conhecido por sua poderosa simbologia de proteção e força, é popular tanto no Oriente Médio quanto no Ocidente. Com raízes profundas na fé islâmica e também chamado de Mão de Fátima, este símbolo adorna pulseiras, jóias e tatuagens, protegendo contra o mau-olhado. Descubra mais sobre o significado do Hamsá em tatuagemarte.com e amplie seu conhecimento sobre tatuagens e simbolismos.
Nội dung:

Conhecido como Hamsá ou Hamesh, este amuleto em forma de mão é um símbolo que representa poder, força e proteção. Em árabe, a palavra hamsá significa cinco, referindo-se ao número de dedos. Este símbolo é parte da fé islâmica.
O Hamsá às vezes é desenhado com um olho no centro da palma, e é frequentemente utilizado para proteção contra o mal e energias negativas, como o mau-olhado.
Orientações do Hamsá
Diz-se que a direção da mão está relacionada com energias masculinas – quando apontada para cima – e femininas – quando voltada para baixo.
Também chamado de Mão de Fátima
É igualmente conhecido por Mão de Fátima, nome de uma das filhas do profeta Maomé, venerada no Islamismo da mesma forma que a Virgem Maria é no catolicismo.
No islamismo, Fátima é vista como sem pecados, tornando-se um exemplo para mulheres muçulmanas, principais usuárias deste talismã.
Confira Olho de Hórus e Olho Grego também.
Os Cinco Pilares do Islamismo
Os cinco dedos, assim como algumas mesquitas, simbolizam os cinco pilares do islamismo:
- Shahada – fé
- Salat – oração
- Zakat – caridade
- Sawm – jejum
- Haji – peregrinação
Uso em Tatuagens
O Hamsá não é apenas popular entre mulheres do Oriente Médio; tornou-se comum no Ocidente, aparecendo em pulseiras, jóias e tatuagens.
É uma escolha frequente entre mulheres que desejam simbolizar proteção contra inveja e mau-olhado em suas tatuagens.
Para saber mais, não deixe de visitar nossa coleção em Símbolos e descubra tudo o que esses ícones podem significar. Navegue agora e amplie seu conhecimento!