A representação do gênero masculino ocorre através de múltiplos símbolos ao longo dos séculos. A seguir, destacam-se os símbolos masculinos tanto da antiguidade quanto da modernidade.
Símbolo de Marte

O símbolo conhecido por representar o gênero masculino de maneira predominante é o Símbolo de Marte. Nas áreas da Biologia e Astrologia, ele é constantemente empregado para diferenciar os gêneros, sendo a representação mais eficaz para tal propósito.
Como o deus Marte simboliza força, agressão e competição, traços associados ao masculino, ele se relaciona diretamente com a masculinidade.
Veja mais detalhes em Símbolo do Homem.
Sol

Na Astrologia, o Sol é associado com força e autoridade, servindo como referência ao gênero masculino e relacionado a deuses de diversas culturas, como o grego Apolo, o egípcio Khepri e o asteca Tonatiuh.
Triângulo

O triângulo equilátero voltado para cima é um símbolo do elemento fogo, que, assim como o órgão sexual masculino, é correlacionado ao masculino.
Cisne

O cisne simboliza a luz solar e também faz referência ao gênero masculino. Contudo, quando representa a luz da Lua, está associado ao gênero oposto.
Divisa Celta

O símbolo celta apontado é uma insígnia que lembra as pontas das flechas usadas por guerreiros e simboliza o poder militar, presente em diversos adornos dessa antiga cultura.
Símbolos Masculinos e Femininos
Alguns símbolos representam tanto o masculino quanto o feminino e a união dos gêneros, como é o caso dos símbolos de Marte e Vênus entrelaçados.
Descubra mais sobre Símbolos Masculinos e Femininos.
Não perca a chance de aprofundar seus conhecimentos e descubra mais fascinantes conteúdos na nossa coleção de Astrologia, onde cada artigo pode surpreender e inspirar.