As pernas são uma tela popular para tatuagens, oferecendo versatilidade em design e facilidade de ocultação. De símbolos tribais antigos a representações de árvores, a escolha é vastamente rica para quem busca arte corporal nessas áreas. Descubra mais ideias e inspirações em nosso Website tatuagemarte.com.
As pernas são uma escolha comum entre homens e mulheres para tatuagens por oferecerem uma grande versatilidade em termos de designs.
Esses membros estão entre as partes do corpo que mais se movimentam, permitindo bastante visibilidade; contudo, é igualmente fácil cobri-los caso se queira ocultar a tatuagem por algum motivo.
As ilustrações nas pernas podem ser complexas, uma vez que há uma boa extensão de espaço, e os contornos permitem que as imagens assumam formas diferentes conforme o ângulo de visão.
Nos estúdios de tatuagem, as áreas mais populares são as panturrilhas, as coxas e as canelas.
A variedade de imagens selecionadas é ampla, desde traços extensos e marcantes até às mais finas e delicadas expressões.
Abaixo, compilamos uma lista com dez símbolos frequentemente escolhidos pelos amantes de tattoos para essa região.
1. Tribal

As tatuagens tribais são uma representação de força, coragem e energia. O estilo de tattoo obtém seu nome das tribos Borneo, Maori, Celtas, Hawaii, Haidae e Timucua que eram adeptas desse tipo de arte.
Essas tatuagens têm um passado rico: as primeiras descobertas de ilustrações nesse estilo tribal foram identificadas em múmias com mais de 5.000 anos.
Os desenhos tribais modernos frequentemente cobrem toda a circunferência da perna, oferecendo contornos variados que mudam conforme a posição de observação.
Leia mais sobre os Símbolos Maori.
2. Árvore

Retratando a vida em ascensão eterna, em direção ao céu, a árvore representa simbolicamente a verticalidade. Ao mesmo tempo, ilustra o ciclo da evolução cósmica, morte e renascimento.
As árvores de folhas caídas ou secas constituem um ciclo, pois anualmente as perdem e as recuperam.
A árvore conecta os três níveis do cosmos: o subterrâneo por meio de suas raízes, a superfície pela presença do tronco, e o alto através de seus ramos e copa, atraídos pela luz celestial.
Leia também sobre a Árvore da Vida.
3. Leão

O leão, reconhecido como o rei da selva, simboliza força, justiça, coragem, energia e vitalidade.
É visto como um ser solar que protege as florestas e seus habitantes.
Além disso, a tatuagem de leão pode estar associada ao signo do zodíaco para aqueles nascidos entre 23 de julho e 22 de agosto.
Leia também sobre:
- Tigre
- Pantera
- Símbolo do signo de leão
4. Arco-íris

Frequentemente, o arco-íris é visto como um símbolo da ponte entre o céu e a terra.
Ele também pode representar a conexão, os relacionamentos e a troca entre os seres humanos.
No Japão, o arco-íris é interpretado como uma ponte que surge no firmamento. Conforme o budismo, é essa estrutura que transmite a interação entre o divino e o humano.
De um arco-íris, Buda desce do céu novamente. No Tibete, os soberanos, ao partirem, suas almas são vistas como um arco-íris que sobe para o céu.
5. Borboleta

As borboletas simbolizam espíritos viajantes e frequentemente estão associadas à liberdade e ao espírito livre.
No Japão, pela graça e leveza das borboletas, elas são vistas como representações das mulheres. Quando observadas em par, são simbolizam a felicidade conjugal.
Diz-se na cultura popular que avistar uma borboleta pode ser um sinal de que uma visita se aproxima ou talvez a morte de alguém próximo. A metamorfose das borboletas traz outro simbolismo: da crisálida, que guarda potenciais, a borboleta emerge como um ícone da ressurreição.
Descubra mais sobre a simbologia da Mariposa.
6. Coruja

Não enfrentando a luz do dia, a coruja se torna um emblema de tristeza, escuridão, solidão e melancolia.
Para os índios da pradaria, a coruja oferece auxílio e proteção noturna; por isso, suas penas são usadas em determinados rituais cerimoniais.
Na mitologia grega, a coruja é vista como o intérprete de Átropos, o Ceifador que determina o destino. No Egito, esta ave simboliza o frio, a noite e a morte.
Na tradição chinesa, a coruja é associada aos ferreiros e aos solstícios, sendo nos tempos antigos uma figura presidindo os dias em que ferreiros criavam espadas e espelhos mágicos.
Leia também: Coruja Maori.
7. Rosa
A rosa é extremamente admirada por sua beleza, forma e fragrância, tornando-se a flor simbólica mais comum no Ocidente. Ela representa a taça da vida, a alma, o coração e o amor.
Na sua totalidade, a rosa equivale ao que o lótus representa na Ásia, ambos próximos ao símbolo da roda.
Na Índia, a rosa cósmica chamada Tripura-sundari simboliza a beleza da mãe divina e denota perfeição.
No contexto da iconografia cristã, a rosa pode representar ou a taça que contém o sangue de Cristo, ou a transfiguração das gotas desse sangue, ou as chagas de Cristo.
Leia também sobre a simbologia da Flor e da Flor de Lótus.
8. Caveira
As caveiras são vistas não só como símbolos da finitude humana, mas também indicam mudança, renovação e o início de um novo ciclo.
Em diversas tradições europeias e asiáticas, o crânio humano é associado à abóbada celeste.
O crânio, sendo o ponto culminante do esqueleto, é frequentemente considerado como a parte do corpo que concentra sua energia vital.
Leia também:
- Caveira Mexicana
- Caveira com Asas
9. Gato

O gato possui um simbolismo bastante variado, podendo representar tanto aspectos benéficos quanto maléficos.
Visto como símbolo de independência e sensualidade, o gato no Japão é considerado um animal de mau presságio, acreditando-se que seja capaz de atrair má sorte.
Diz-se que mata mulheres e toma sua forma.
Na China antiga, o gato era visto como um animal benéfico, sua atitude sendo imitada junto à do leopardo em danças agrárias (Granet).
Enquanto algumas pessoas preferem tatuar seus próprios gatos, outras optam por representações mais genéricas do animal.
Veja também informações sobre a simbologia do gato preto e do Maneki Neko, o gato da sorte japonês.
10. Laço

A simbologia do laço é bastante diversa. Simboliza união, felicidade, força e justiça, e também representa energia, fortuna e a conexão com o divino.
Tatuagens com laços frequentemente são estéticas e simétricas, podendo ser replicadas de forma idêntica em outra parte do corpo.
Confira também sobre os Símbolos de União.
Leia mais sobre as tatuagens:
- Tatuagens pequenas
- Tatuagens femininas delicadas
- Símbolos para tatuagens no pulso
- Símbolos para tatuagens femininas nos pés
- Símbolos para tatuagem feminina no braço
- Símbolos para tatuagem masculina no braço
- Símbolos para tatuagem feminina na costela
- Símbolos para tatuagem na costela masculina
- Tatuagens Maori: Os símbolos mais usados
- Tatuagens Femininas: Os símbolos mais usados
- Tatuagens Masculinas: os símbolos mais usados
Visite a nossa seção para explorar mais conteúdos sobre Símbolos e descubra um mundo de significados. Não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos!

