Na tradição hindu e nos ensinamentos da yoga, é mencionado que no centro da testa, entre as sobrancelhas, está o centro da energia sutil responsável pela consciência e espiritualidade.

O Ajna, ou terceiro olho, é descrito como um chakra que age como porta de entrada para percepção extra-sensorial.
Este ponto representa o encontro das energias masculina e feminina, a união destas duas forças e a superação da dualidade rumo a uma consciência elevada.
Relaciona-se também com intuição (devido à sua conexão com a glândula pineal), premonição, iluminação e autoconsciência, além de ser a conexão entre o mundo visível e o espiritual.
Abre-se comunicação com esferas superiores de consciência através do terceiro olho, o que o liga à imaginação e criatividade.
Na Cabala, a palavra referente ao terceiro olho significa “sabedoria”. Para os praticantes, este local é visto como o centro da consciência cósmica e do autoconhecimento.
A yoga utiliza tanto exercícios práticos quanto a meditação para favorecer a abertura e equilíbrio do chakra do terceiro olho, transmitindo tranquilidade aos praticantes.

Conheça também:
- Olho grego
- Olho de Hórus
- Olho
- Olho que Tudo Vê
- Símbolos do Hinduísmo
Descubra mais conteúdos fascinantes e únicos visitando nossa seção de Símbolos, onde você pode aprofundar seus conhecimentos sobre esse universo! Não perca a chance de explorar novas perspectivas que podem inspirar sua próxima escolha de tatuagem.